Trabalhos Aprovados


 
Apresentações Orais (Resumos)


POSSILIDADES PRÁTICAS DE USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ARTE

DIVA DE FÁTIMA ALEIXO DA SILVA
E-mail: cirilodedu@uol.com.br.

RESUMO: Este estudo baseia-se na experiência da introdução da Informática na Emef Prof.ª Patrícia Maria dos Santos, na cidade de Votorantim, junto aos alunos do 4º ano de escolaridade. Trabalhou-se a abordagem da informática e artes. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo. Os objetivos que compuseram o trabalho referem-se a reforçar o uso do computador/Internet como ferramenta pedagógica no ensino da arte-educação no ensino fundamental e a descrever os benefícios que o computador/Internet pode oferecer ao professor no seu uso como ferramenta em sala de aula para o ensino das artes visuais. Os resultados revelam que professor e aluno podem explorar ao máximo todos os recursos que a tecnologia apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento. Contudo, é preciso estar consciente de que não é somente a introdução da tecnologia em sala de aula que trará mudanças na aprendizagem dos alunos, o computador não é uma “panaceia” para todos os problemas educacionais.
Palavras-chave: Arte-educação. Escola. Alunos. Educação. Novas tecnologias.

ABSTRACT: This study draws on the experience of the introduction of IT in Emef Prof. Patricia Maria dos Santos, in the city of Votorantim, along with students from the 4th grade. Worked up the approach of computing and the arts. This is a case study, qualitative. The goals that composed the work refers to strengthen the use of computer / Internet as a pedagogical tool in teaching art education in elementary school and describe the benefits that the computer / Internet offers the teacher can use in your classroom as a tool of classroom for teaching the visual arts. The results show that teachers and students can explore fully all the resources that technology



ABORDAGEM TEMÁTICA EM PAULO FREIRE: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP

Gabriel Ribeiro Demartini
grdemartini@yahoo.com.br

RESUMO: este trabalho faz parte das atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID) – UFSCar Campus Sorocaba-SP, um programa federal financiado pela Capes e que prevê a inserção de graduandos em licenciatura nos contextos escolares, antecipando o vínculo entre os futuros educadores e as salas de aula da rede pública brasileira. Tomando como área de atuação o ensino de ciências em saúde, procurou-se por meio da abordagem temática pautada em Paulo Freire, caracterizar a realidade local escolar, de modo a encontrar nas contradições sociais presentes nas falas significativas dos estudantes, a possível temática norteadora da construção da programação curricular. Ressalta-se a importância da investigação da realidade local para o encontro de temas de real relevância aos estudantes e apresenta-se a “Gravidez na adolescência não é problema aqui não...” como um possível tema gerador a vir a ser contemplado no currículo escolar.
Palavras-Chave: Paulo Freire ; abordagem temática; realidade local; contradições sociais; falas significativas; tema – gerador;

ABSTRACT: this job is part of the activities realized by the PIBID - UFSCar Campus Sorocaba-SP, a federal program financed by CAPES that forecast the insertion of the students in teaching at the school contexts, anticipating the bond between the future educators and the classrooms of the public schools. Taking as performance area the guideline in health sciences, We sought, by the thematic approach guided by Paulo Freire, to caracterize the reality inside the schools, allowing to find the social contradictions being in the words of the students, the possible guiding thematic of the construction of the scholar schedule. Is important to highlight the investigation of the local reality to the encounter of themes of real relevances for the students and named as "Pregnance in the adolescence is not a problem here..." as a possible generator theme to come to be contemplated in the scholar schedule.
Keywords: Paulo Freire; thematic approach, local reality; social contradictions significant speeches; theme - generator;



GESTÃO DEMOCRÁTICA E O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO BRASILEIRO


Paula Medeiros Prado Silvestrini
paula.sedu@gemail.com

RESUMO: este estudo no processo de construção da gestão democrática nas escolas públicas, tem como o objetivo verificar os possíveis obstáculos, conflitos, limites e possibilidades que permeiam as ações desse colegiado. Analisa a construção histórica deste espaço em meio às significações das “palavras sagradas”: democracia, autonomia e participação; no contexto de um Estado Patrimonialista e uma sociedade de ranço autoritário, e o recrudescimento destas características sociais a partir da implementação do Estado Neoliberal. Concluímos que o pertencimento às leis não é suficiente para que a gestão democrática se efetive, e que o Conselho de Escola não se consolidou ainda como espaço público de participação legítima, mas é um processo a ser coletiva e continuamente construído.
Palavras-chave: gestão democrática, autonomia, participação

Abstract: this study centered in the school council focused on the process of democratic management construction in the public schools, with the objective to verify the possibles obstacles, conflicts, limites and possibilities that permeate the action of this collegiate. It analyses the historic building of this space in the meaning of the "holy words": democracy, autonomy and participation, the context of a Patrimonialist State and a society of authority traces, and the new outbreak of these social caracteristics from the implamentation of a Neoliberal State. It have been concluded that the belongs to the laws are not sufficient for the demacratic management efectiveness, and that the school council have not been consolitated yet as a public space for the legitime participation, but it is a process to be collectively and constinuously built.
Keywords: democratic management, authonomy, participation.


BRÔ MC’S E OS MAPAS DA LINGUAGEM

LINGUAGEM E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MAPAS PARA A FESTA, DE OTTO MADURO, A PARTIR DE ANÁLISE DO GRUPO DE “RAP INDÍGENA” BRÔ MC’S

Bruno Franques 
brunofranques@gmail.com
Giselli França
Luciana Balsamo 
Michel Serigato 
Marcos Francisco Martins


Resumo: este trabalho objetiva analisar a produção musical, enquanto manifestação da linguagem, de um grupo de rap indígena, denominado Brô Mc’s, que escreve seus raps misturando a sua linguagem nativa guarani- kaiowa ao português. A análise tem como norte as reflexões propostas por Otto Maduro em seu livro “Mapas para Festa”, acerca da crise do conhecimento na America Latina na ultima década do século XX. A música produzida pelos Brô Mc’s é tomada aqui como ilustração da discussão realizada por Maduro. No livro “Mapas para a Festa”, o autor enfoca a questão da crise do conhecimento em três dimensões principais: a partir da relação experiência e conhecimento, relação poder e conhecimento e por fim a relação linguagem e conhecimento. Nosso estudo se detém mais especificamente na relação da linguagem enquanto processo de socialização do conhecimento utilizando a produção do grupo Brô Mc’s como pano de fundo para uma discussão acerca dos valores socialmente construídos e de como podemos relativizar certas referências de linguagem, buscando “ampliar nossos critérios de verdade” e nos tornarmos “socialmente bilíngues”, transitando com fluência entre as linguagens das elites e as populares.
Palavras-chave: crise do conhecimento, linguagem, rap, socialização do conhecimento.

Abstract: this paper aims to analyze the musical production, as a manifestation of language, of a rap indigenous group, called Mc Bro's, who writes his raps blending their native Guarani-Kaiowa language with Portuguese. The analysis is north by the reflections proposed by Otto Maduro in his book “Maps for Party”, about the knowledge’s crisis in Latin America in the last decade of the twentieth century. The music produced by Mc Bro's is taken here as an illustration of the Maduro’s discussion. In the book “Maps for party”, the author focuses on the crisis of knowledge in three main dimensions: experience and knowledge, power and knowledge and language knowledge. Our study discuss specifically the relationship of language as a process of socialization of knowledge from the Bro Mc’s’ production as a backdrop for a discussion about the ​​social’s values and how we can relativize certain language references, seeking to "expand our truth judgments” and become “socially bilingual”, moving ourselves between elites and popular’s languages​.
Keywords: crisis of knowledge, language, socialization of knowledge


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RIO +20 NA CIDADE EDUCADORA: REFLEXÕES DE UMA PESQUISA NA BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DO CAPITAL

Daniel Cardoso Rodrigues
danielcardoso88@gmail.com
Heloísa Siqueira Garcia
Anie Elisa de Morais
Dâmaris Andréa  Pereira de Lima

Resumo: o presente trabalho demonstra os resultados de uma pesquisa realizada em uma das unidades escolares sorocabana que tem o projeto Oficina do Saber, referente às suas práticas educativas para o ensino da educação ambiental. A pesquisa objetivou conhecer qual a concepção que eles tinham sobre educação ambiental e se contavam com formação continuada para trabalhar o tema. Demonstra, também, a construção coletiva da pesquisa por meio da disciplina de Pesquisas e Práticas Pedagógicas, do curso de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba, as dificuldades em realizar a pesquisa, a construção do capítulo do livro, que foi o produto final da disciplina. Assevera que não basta uma mudança na metodologia da ensino da educação ambiental, é necessário uma modificação na estrutura social, muito antes de mudar a estrutura escolar, análise sustentada nos apontamentos de Mészáros.
Palavra-Chave: Educação Ambiental. Rio +20. Práticas Pedagógicas. Capitalismo.

Abstract: This present work shows the results of a survey conducted in one of the units that have school sorocabana the project of Oficina do Saber, regarding their educational practices for teaching environmental education. The research aimed to identify which design they had on environmental education and continuing education is counted on to work the issue. It also shows the construction of collective research through discipline and Pesquisas e Praticas Pedagogicas, of the Pedagogy course in UFSCar Campus Sorocaba, difficulties in carrying out the research, the construction of the chapter of the book, which was the final product of the discipline. Asserts that not just a change in methodology of teaching environmental education, it is necessary a change in the social structure, much before changing the school structure, analysis of sustained notes in Mészáros
Keyword: Environmental Education. Rio +20. Teaching practices. Capitalism.

 “MIGRANDO IGUAL NÔMADE”: UM ESTUDO SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DA POPULAÇÃO JOVEM EM SITUAÇÃO DE RUA DE SOROCABA

Daniele Cristina da Rocha e Silva
danielecrisrs@hotmail.com



RESUMO: a presente pesquisa de iniciação científica teve como objetivo geral entender as trajetórias de vida de jovens adultos em situação de rua de Sorocaba, incluindo os aspectos sócio-econômicos e os relacionados à sexualidade e ao uso abusivo de álcool e outras drogas. A população abordada no estudo foi a de adultos jovens com idade entre 18 e 31 anos, por intermédio de uma instituição que utiliza como estratégia a redução de danos e o tratamento comunitário. Foram utilizadas metodologias (observação participante e entrevistas semi-estruturadas) que possibilitaram o estabelecimento de um diálogo efetivo com a população estudada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas sobre a trajetória de vida com 8 sujeitos. A partir dessas estratégias foi possível tecer algumas considerações relevantes como a precoce dependência com drogas (lícitas e ilícitas), a saída precoce da escola, o desemprego ou trabalho precário, os vínculos fragilizados com a família de origem, a violência vivida na situação de rua, etc. Além disso, a pesquisa buscou compreender e relatar sobre as trajetórias nômades desses sujeitos.
Palavras-chave: jovem adulto; situação de rua; trajetórias de vida; nomadismo.

ABSTRACT: the current research of this scientifical initiation had as general goal to understand the life style of homeless young adults in Sorocaba, including the social and economical aspects and those related to sexuality and addiction to alcohol and other drugs. The observed population included 18 to 31 year old young adults, through an institution which works with damage redution and comunitary treatment. The used methodology (participant observation and semi-structured interviews) allowed an effective dialogue with the observed population. The semi-structured interviews about the life trajectories were made with 8 subjects. Those methodologies could weave some relevant considerations as early dependence to drugs (both legal and illegal), early high school dropout, unemployment or precarious employment, weakened ties to their respective families, the violence lived as homeless, etc. Furthermore, this research sought to understand and report the nomadism trajetories of the subject.
Keywords: young adults; homeless; life trajectories; nomadism.

A PEDAGOGIA DA TERRA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE  DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DE SÃO PAULO

Amanda Cristina Lino


RESUMO: Este artigo é resultado de uma monografia, fruto do primeiro curso de Pedagogia da Terra, que teve por objetivo pesquisa  buscou fazer uma reflexão acerca do Primeiro Curso de Pedagogia da Terra no estado de São Paulo, e seu enfoque  analisa a relação existente entre a Educação do Campo e o processo de desenvolvimento socioambiental nos assentamentos no estado de São Paulo
Palavras - Chave: Educação do Campo, Desenvolvimento Socioambiental , Pedagogia da Terra


ABSTRACT: this article is the result of a monograph, the result of the first course of Pedagogy of the Earth, which aimed to research aimed at reflecting about the First Earth Course Pedagogy of the state of São Paulo, and its approach examines the relationship between education Field development process and environmental settlements in the state of São Paulo
Keywords: Rural Education, Development Environmental, Pedagogy of the Earth


PARA ALÉM DA RIO+20: A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA PRÁTICA ESCOLAR

Danielle Cristina Nogueira
profdaninogue@yahoo.com.br
Débora de Paula Sanches
Elisa Mariana Torres
Josiane Cristina de Oliveira
Laine Horta Lima
Maria do Socorro Pereira Tejo Machado
Paulo Roberto de Camargo

Discentes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba


RESUMO: este trabalho objetivou analisar as percepções de professores sobre os temas Educação Ambiental e Sustentabilidade em conjunto com a temática Promoção da Igualdade Racial, apoiados no documento Rio+20. Nessa pesquisa foram entrevistados docentes da Rede Pública Estadual de Salto de Pirapora/SP, onde se elaborou uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo por meio de um questionário semiestruturado. A organização se deu em dois momentos: a elaboração de um roteiro conjunto sobre o conhecimento da Conferência Rio+20 e um segundo momento sobre questões norteadas pela temática Promoção da Igualdade Racial. A pesquisa revelou que apenas um dos entrevistados tinha conhecimento da Conferência Rio+20 e quando indagados sobre os desafios e possibilidades de trabalho com a temática educação ambiental e sustentabilidade, elencaram como desafio a falta de conscientização da família dos alunos e a falta de formação do professor para trabalhá-las em sala de aula. Além desta, o foco de estudo contemplado na segunda parte do questionário: Promoção da Igualdade Racial evidenciou que a temática é trabalhada na escola a partir do conceito de igualdade, mas que não há muitos materiais de apoio nem cursos de formação que contemplem inclusive a Lei 10.639/03- que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. Pelas respostas obtidas, pudemos inferir a necessidade de uma proposta que promova a apropriação dessas temáticas no cotidiano escolar, o que implica a combinação de novas práticas e atitudes, ou seja, uma práxis que transcenda a Rio+20 tornando-se efetiva dentro desse contexto estudado.
Palavras-Chaves: Educação Ambiental. Promoção da Igualdade Racial. Rio +20

ABSTRACT: this study aimed to analyze the perceptions of teachers on the topics Environmental Education and Sustainability in conjunction with the theme Promoting Racial Equality, supported the document Rio 20. In this study were interviewed teachers of the Network State Public of Salto de Pirapora/SP, which has developed an exploratory research, a qualitative using a semistructured questionnaire. The organization took place in two phases: the preparation of a joint roadmap on knowledge of the Rio+20 Conference and a second time about issues guided by the theme Promoting Racial Equality. The research revealed that only one of the respondents had knowledge of the Rio+20 and when asked about the challenges and opportunities of working with the thematic environmental education and sustainability, put the challenge as the lack of awareness of the students' family and lack of teacher training for work them in the classroom. Besides this, the focus of study covered in the second part of the questionnaire: Promoting Racial Equality revealed that the theme is worked in school from the concept of equality, but there are not many material support or training courses that address including Law 10.639/03- mandating the teaching of History and Culture Afro-Brazilian schools. For answers, we can infer the need for a proposal that promotes ownership of these themes in everyday school life, which implies a combination of new practices and attitudes, ie a practice that transcends Rio+20 becoming effective within that context studied.
Keywords: Environmental Education. Promotion of Racial Equality. Rio +20.


POSSILIDADES PRÁTICAS DE USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ARTE

Diva De Fátima Aleixo da Silva[1]
cirilodedu@uol.com.br.

RESUMO: este estudo baseia-se na experiência da introdução da Informática na Emef Profª Patrícia Maria dos Santos, na cidade de Votorantim, junto aos alunos do 4º ano de escolaridade. Trabalhou-se a abordagem da informática e artes. Trata-se de um estudo de caso, qualitativo. Os objetivos que compuseram o trabalho referem-se a reforçar o uso do computador/Internet como ferramenta pedagógica no ensino da arte-educação no ensino fundamental e a descrever os benefícios que o computador/Internet pode oferecer ao professor no seu uso como ferramenta em sala de aula para o ensino das artes visuais. Os resultados revelam que professor e aluno podem explorar ao máximo todos os recursos que a tecnologia apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento. Contudo, é preciso estar consciente de que não é somente a introdução da tecnologia em sala de aula que trará mudanças na aprendizagem dos alunos, o computador não é uma “panacéia” para todos os problemas educacionais.
Palavras chave: Arte-educação. Escola. Alunos. Educação. Novas tecnologias.

ABSTRACT: this study draws on the experience of the introduction of IT in emef Prof. Patricia Maria dos Santos, in the city of Votorantim, along with students from the 4th grade. Worked up the approach of computing and the arts. This is a case study, qualitative. The goals that composed the work refers to strengthen the use of computer / Internet as a pedagogical tool in teaching art education in elementary school and describe the benefits that the computer / Internet offers the teacher can use in your classroom as a tool of classroom for teaching the visual arts. The results show that teachers and students can explore fully all the resources that technology offers in order to work more and more with the acquisition of knowledge. However, one must be aware that it is not only the introduction of technology in the classroom that will bring changes in student learning, the computer is not a "panacea" for all educational problems.

Keywords: Art education. School. Students. Education. New technologies.



POR UMA PEDAGOGIA DAS CIDADES: ENSINO DE GEOGRAFIA E CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR
Fernando Assis dos Santos[2]
Mestre em Educação pela UNISO
ferprofgeobr@yahoo.com.br


RESUMO: este trabalho propõe a continuação da pesquisa pelo autor defendida em dissertação de mestrado intitulada Cidade educadora e escola cidadã na cidade contemporânea. Em proposta tal pesquisa teve como objetivo investigar o conceito de cidade educadora e sua proposta de implantação na cidade de Sorocaba. Já o trabalho aqui proposto tem como objetivo a abordagem direta da cidade no campo pedagógico, tendo o ensino de geografia como instrumento para o ensino da cidadania no ambiente escolar. Os referenciais teóricos estão concentrados principalmente nas geógrafas educadoras Lana de Souza Cavalcante e Maria Lúcia de Amorim Soares, no geógrafo Milton Santos e nos educadores Paulo Freire e Moacir Gadotti. Em pesquisa o trabalho aponta para a importância do ensino das cidades e a busca por uma metodologia pedagógica que utilize da cidade como objeto de estudo e análise por parte de professores e alunos dentro e fora do ambiente escolar. A justificativa aqui apresentada vem diante da inserção da cidadania como tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais e instituído como um dos princípios e fins da educação pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB, lei 9394/96). O trabalho aponta a cidade como campo educacional e o ensino da cidadania, porém assinala para uma desconstrução do imaginário de cidade e do conceito cidadania proposto verticalmente e de maneira escolarizada dentro da lógica capitalista. Por meio uma abordagem geográfica-histórico-crítica propõe a cidade e a cidadania como construtos materializados historicamente pelas práticas sociais. Daí a importância de uma pedagogia das cidades que possa ampliar o campo de visão do aluno para além do espaço escolar tendo em vista a interpretação crítica do espaço em que mora e habita.
Palavras-chave: educação-cidade-cidadania
ABSTRACT: this work proposes the continuation of research by the author defended in dissertation entitled City educator and school citizen in the contemporary city. In this proposed research aimed to investigate the concept of educating city and its proposed implementation in the city of Sorocaba. Already the work proposed here aims to directly approach the city in the pedagogical field, and the teaching of geography as a tool for the teaching of citizenship in schools. Theoretical frameworks are concentrated mainly in geographers and educators Lana Cavalcante de Souza and Maria Lucia Soares de Amorim, the geographer Milton Santos and Paulo Freire and educators Moacir Gadotti. In research work points to the importance of education of cities and the search for a teaching methodology that uses the city as an object of study and analysis by teachers and students inside and outside the school environment. The justification presented here comes before the insertion of citizenship as a crosscutting theme of the National Curriculum Guidelines and established as one of the principles and purposes of education by the Law of Guidelines and Bases (LDB, Law 9394/96). The work point out the city as the educational and teaching of citizenship, but points to a deconstruction of the imaginary city and the concept of citizenship proposed vertically and teacher training within the capitalist logic. Through an approach geographical-historical-critical proposes the city and constructs citizenship as embodied historically by social practices. Hence the importance of a pedagogy of cities that can enlarge the field of view of the student beyond the school environment in view of the critical interpretation of space in which lives and abides.
Keywords: education-city-citizenship


 Professor de geografia pela rede pública estadual e privada na cidade de Sorocaba-SP.



Pôster (Resumo)

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA – O PROFESSOR COMO MEDIADOR DESTE TRABALHO

Ana Paula Souza Brito
emjoaofranciscorosa@gmail.com
Fernanda Carolina Medeiros Grillo
Tânia Maria Grandini Cares
Silmara Camargo Gomes Prado Zúcolo
Agatha Fernandes Cunha Mendes
Michelle Rodrigues


RESUMO: o presente trabalho pedagógico representa estudos e reflexões sobre as práticas relacionadas à linguagem escrita no interior da escola. De acordo com os pressupostos da perspectiva Histórico-Cultural sobre desenvolvimento humano, as funções psíquicas humanas, como a linguagem oral e a linguagem escrita, não são desenvolvidas de maneira espontânea. Nesse sentido, a ação do educador é fundamental no intuito de dirigir intencionalmente o processo educativo e oportunizar condições para o desenvolvimento das mesmas. Neste trabalho, apresentamos as propostas planejadas e realizadas com os alunos de 1° a 5º ano do Ensino Fundamental, no que tange às produções escritas. A partir do referencial teórico estudado na escola (Jolibert, Curto, Marcuschi, Miller, Schneuwly, Dolz, Vigotski), os professores organizaram uma nova forma de trabalhar a leitura e a escrita. Os procedimentos indicados nessa proposta são: apresentação inicial da situaçãoprimeira dimensão: projeto coletivo para a produção; segunda dimensão: conteúdos a serem desenvolvidos; primeira produção: esboço; os módulos: análise do texto, reflexão e operação sobre a língua; produção final: por em prática o que aprendeu. No que se refere ao trabalho com os módulos, os professores organizam atividades do ponto de vista do uso dos conceitos linguísticos presentes na situação de leitura ou produção, a partir de textos elaborados pelo aluno ou de autoria diversa. A sequência planejada para este trabalho oportunizou avanços na escrita dos alunos, que apresentaram desempenho satisfatório nos critérios de avaliação de produção de texto. O avanço na habilidade escritora e também na habilidade leitora é visível no desenvolvimento do trabalho. Além de escrever bons textos, os alunos adquiriram criticidade na análise dos textos, tanto quando se trata da revisão coletiva, quanto no momento de selecionar os textos para leitura pessoal.




EDUCAÇÃO AMBIENTAL VIVENCIAL

Arianne Brianezi
arianne.brianezi@gmail.com


Resumo: este projeto teve duração de 1 ano letivo e abrangeu todos os alunos do Ciclo Fundamental 2 da EMEF Amorim Lima, na cidade de São Paulo. O objetivo foi ampliar a percepção das coisas vivas, valorizar as áreas verdes da cidade e iniciar um processo de conscientização política sobre as questões ambientais. Módulo 1: “A vida no corpo” aconteceu dentro da sala de aula, com o objetivo de estimular a percepção da vida que pulsa nos nossos corpos e a conexão com as outras formas de vida. Tudo na base de jogos, brincadeiras e atividades de reflexão. Após este módulo fizemos um evento em que crianças, pais e professores interagiram com atividades de observação do próprio corpo e da conexão entre eles. Módulo 2: “A vida na escola” aconteceu no espaço externo da escola e visava ampliar a percepção das outras formas de vida que ali habitam e perceber as conexões entre elas e as crianças. Após exercícios de observação atenta, eles expressaram o que os incomodava e propuseram melhorias. O evento proposto para este módulo foi um Mutirão, onde as algumas melhorias propostas foram acolhidas. Módulo 3: “A vida no bairro”, buscou expandir o conceito de vida para fora da escola. Começando com exercícios de desenvolvimento da sensibilidade, ainda na escola, fomos à Praça Rotary Club de São Paulo-Butantã, onde realizamos exercícios muito focados na percepção da vida. O evento deste módulo foi uma oficina em que os professores e pais puderam vivenciar as atividades que as crianças haviam realizado. Módulo 4: “A vida na Natureza”, foi realizado no Parque Municipal Alfredo Volpi, próximo à escola. A vida da Natureza pulsa mais forte e é mais fácil de ser percebida. As visitas foram muito inspiradoras e fortaleceram a nossa convicção da importância de oferecermos atividades não formais e com a Natureza para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Para finalizar, realizamos uma Passeata, como parte das celebrações acontecendo em todo o mundo no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho.
Palavras – chave: Educação ambiental; sensibilização; experiência; meio ambiente.


ANALISANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES DOS CEFAPROS DE MATO GROSSO
Dinahmara Hild Ribeiro Leão
dinahmara.leão@seduc.mt.gov.br
Orientador: Dr. Fabrício Nascimento Ferreira

A pesquisa visa analisar como está sendo constituído o processo de formação continuada dos professores formadores nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros), unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), localizadas em polos estratégicos do estado. Buscamos verificar em que concepções de formação continuada os professores formadores embasam sua prática para o trabalho pedagógico junto aos profissionais da educação básica nas escolas públicas, considerando os saberes docentes que orientam a prática profissional. O trabalho será realizado com professores formadores do Cefapro de Barra do Garças-MT, no decorrer de 2012/2013 e contará com dados dos Centros de Formação de Cuiabá-MT (um dos primeiros a ser criado) e de Primavera do Leste-MT (um dos últimos a ser criado). O referencial teórico e metodológico pauta-se em autores que centram seus estudos na formação de professores e estaremos ancorados na concepção defendida por Marcelo Garcia, entre outros pensadores da educação como Nóvoa, Tardif e Paulo Freire. Este trabalho está em fase de coleta de dados (observação participante e entrevistas semi-estruturadas). Tal análise e proposta pretende contribuir com perspectivas sobre o processo de formação contínua para o trabalho do professor formador com possibilidades de construção de uma cultura de formação continuada dos Cefapros de Mato Grosso-Brasil.
Palavras-chave: formação continuada, professores formadores, cultura.

Vivenciando o processo de criação do Projeto Político Pedagógico do ICMBio
Rosângela Alves Assunção
rosa.dott@hotmail.com
Resumo: O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assumindo seu papel educador na sociedade está construindo seu Projeto Político Pedagógico. Um Projeto Político Pedagógico implica em uma concepção de vida que tem interface com a natureza e a sociedade. É uma idealização de educação que requer a prática do trabalho coletivo e a ousadia de (re)inventar os caminhos através de nossos sonhos, escolhas, vivencias e (re)significar nossas ações como educadores. É um documento no qual instituição assume seu compromisso social. Um instrumento flexível, aberto, democrático e necessário para evitar a fragmentação dos sujeitos, transformar a prática e valorizar o que é importante frente às dificuldades. Deve ser construído coletivamente, pois o processo de criação favorece a formação dos envolvidos e a construção mútua do conhecimento. A elaboração participativa deste documento permite que todos tenham a oportunidade de se expressar e possibilita um maior fluxo de desejos e esperanças. As pessoas que fazem parte do processo de criação de um Projeto Político Pedagógico devem estar sensibilizadas, motivadas e mobilizadas com a proposta. É fundamental que os integrantes do grupo coloquem suas dúvidas e desconfianças, precisam ser verdadeiros e sinceros em todos os momentos e as questões que vão surgindo no decorrer dos trabalhos deverão ser discutidas e as decisões tomadas terão como base a realidade. Por isso, durante todo o processo, é preciso garantir um clima de respeito e liberdade. Participar da construção do Projeto Político Pedagógico do ICMBio está sendo um aprendizado prático, uma oportunidade de assumir um compromisso profissional e social com as pessoas que fazem parte deste espaço educador. É verificar que a educação também acontece nas práticas do cotidiano e nas relações interpessoais que permeiam nossas vidas. É questionar qual é o meu papel como educadora dentro da Instituição, refletir como minhas ações possivelmente transformarão os indivíduos que consequentemente poderão transformar a comunidade a qual está inserido.
Palavras chaves: Educação; Compromisso; Projeto; Político; Pedagógico.

PROJETO ALIMENTAÇÃO
Sabrina Ribeiro Leite
sableite@hotmail.com


RESUMO: o Projeto Alimentação realizado no primeiro semestre de dois mil e onze em todos os agrupamentos dois da escola CIMEI “Profª Thermutis Araújo Machado” foi elaborado a partir da necessidade constatada em trabalhar a importância da alimentação, tendo como objetivo ampliar o conhecimento das crianças sobre os diversos alimentos, sobre sua importância, e consequentemente, a necessidade de consumi-los. O trabalho foi desenvolvido de forma a despertar a curiosidade e imaginação da criança, para tanto foram utilizadas abordagens criativas e que envolveram o campo das artes visuais, proporcionando atividades específicas com alimentos, tanto de reconhecimento e experimentação, quanto arte utilizando-os; organização de uma hora; visita a um sítio com plantações, entre outras. A avaliação se deu a partir da observação durante as atividades; registro fotográfico; filmagem (se possível) e registro escrito.


Palavras-Chave: Alimentação; educação infantil; Arte com alimentos.


EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO – AVANÇOS E DESAFIOS


Elenita Ferreira Meira Camargo
elenitacamargo@hotmail.comelenita@ufscar.br
Orientador: Pedro Laudinor Goergen

RESUMO:O presente estudo iniciou-se no mestrado com a dissertação intitulada “Democratizando o Acesso à Educação Superior: o Caso da UFSCar – Campus Sorocaba”, a qual apresentou a implantação do campus na região de Sorocaba e sua importância enquanto fato social, campus que foi implantado no contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação (MEC). No estudo do doutorado tem por objetivo aprofundar a temática sobre a expansão da educação superior e suas interfaces, dentro de uma análise crítico-construtivo, como contribuição para a avaliação das políticas públicas no nível superior. A partir de um contexto neoliberal, a expansão da educação superior emerge fortemente a partir da década de 90, principalmente através de instituições privadas. Já as instituições públicas, em especial as instituições federais de educação superior (IFES) se expandem a partir do primeiro governo Lula, e em seguida, no segundo período deste governo, através de propostas, como o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Na atual conjuntura algumas questões emergem: Como está e como fica a qualidade acadêmica? Qual e como está o compromisso social da universidade? Espera-se realizar a pesquisa através de investigação empírica, documental e bibliográfica, além da vivencia no lócus do trabalho.

Palavras-chave: Educação Superior; expansão; democratização do acesso.



PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ESPAÇO ESCOLAR: ACESSIBILIDADE E O EXERCÍCIO DE DIREITOS ENQUANTO CIDADÃOS

Joyce Fernanda Guilanda de Amorim
joycejoy6@hotmail.com
Karoline Dias Monteiro
Lourdes do Nascimento Duarte
Luzia Vânia da Silva


RESUMO:O direito à acessibilidade aos portadores de necessidades especiais é garantido pela Constituição Federal de 1988, no artigo 227, parágrafo 2°. A Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção e acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Analisando as leis e todos os contextos que envolvem a inclusão do aluno no ensino regular, surgiu a necessidade de elaborar uma proposta pedagógica com o objetivo de abordar e discutir com os alunos, as diferenças físicas como parte da construção de um ser único, a cooperação com o outro, o exercício da solidariedade e cidadania, a ciência dos direitos próprios e das outras pessoas, a observação do meio em que vive, sendo este o espaço escolar e o bairro e se está adequado para a locomoção dos portadores de deficiência física e outras deficiências de maneira adequada e segura etc. Como processo de elaboração da proposta, fizemos uma entrevista com a Coordenadora de Educação Especial do Estado de São Paulo, Miriam Helena César Almeida, que nos orientou na construção desta. Como embasamento teórico utilizou-se livros, artigos e sites que abordavam leis, deficiência física e inclusão social. O aspecto mais importante do projeto é a participação ativa das crianças em todo processo. Podemos ter como resultado, um projeto elaborado a partir da perspectiva e olhar dos alunos, criadores de sua própria emancipação e críticos da sociedade que vive.
Palavras-chave: inclusão social; escola; acessibilidade; deficiência física.

DEMANDAS SOCIOEDUCATIVAS: ATENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Julio Cesar Francisco
Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP
 socioeducativo.julio@gmail.com
Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba
Orientador: Marcos Francisco Martins

Resumo: o presente resumo é decorrente de minha pesquisa de iniciação científica financiada pela FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, cujos objetivos são: (i) apontar os avanços e limites do atendimento das medidas socioeducativas no Estado de São Paulo; (ii) trazer a história do NAI (Núcleo de Atendimento Integrado) e sua contribuição na agilização do atendimento inicial aos adolescentes que recebem a autoria de ato infracional; e (iii) trazer elementos pedagógicos inspirados nos princípios do Sistema Preventivo de Dom Bosco e que podem jogar luz no modelo de gestão educativa dos Programas Socioeducativos, sobretudo aqueles das unidades de regime de restrição e privação de liberdade. A metodologia de pesquisa empregada é exploratória bibliográfica, com destaque para as seguintes referências teóricas: Braido (1999), Scaramussa (1984), Villanueva (2009), ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente (2005), PJJ – Programa Justiça ao Jovem (2012) e SPT – Subcomitê de Prevenção à Tortura (2012). O presente trabalho tem caráter propositivo na busca por alternativas para melhorar o atendimento ao adolescente em conflito com a lei no estado de São Paulo. Nesse sentido, visualiza-se ao término da pesquisa: adequar minimamente as unidades de internação aos parâmetros arquitetônicos do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; apontar investimentos em programas que agilizem o atendimento inicial integrado e serviços qualificados de apoio que propiciem o acompanhamento dos egressos da Fundação Casa; e qualificar instrumentos educativos para um trabalho pedagógico no interior das unidades capaz de desconstruir a relação do adolescente com a violência e o crime.

Palavras-chave: Ato Infracional; Educação Salesiana; Medidas Socioeducativas; Sistema Preventivo.



O CONCEITO DE CATARSE E A PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA MARXISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DE GRAMSCI E SAVIANI

Mario Mariano Ruiz Cardoso
mariobiologo@gmail.com

Resumo: a pesquisa objetiva analisar e interpretar o conceito de catarse na obra de Antonio Gramsci e verificar sua incorporação e desenvolvimento como categoria pedagógica da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) na obra de Demerval Saviani. Assim, pretende-se contribuir para a elaboração teórico-metodológica da PHC na perspectiva marxista. A catarse na PHC seria o momento em que o educando, através da mediação do trabalho educativo do educador, incorpora de forma efetiva os “instrumentos culturais, transformados agora em elementos ativos de transformação social” (SAVIANI, 2009, p.64). Tal categoria está alicerçada em Gramsci, para o qual a catarse é a “elaboração superior da estrutura em  superestrutura na consciência dos homens (GRAMSCI, 1978, p.53 apud SAVIANI, 2008, p.64). Sendo a Filosofia da Educação uma reflexão racional, radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas suscitados pelo campo educacional, pode-se buscar na catarse tanto em Gramsci quanto na PHC respostas para as questões que surgem da relação entre educação e política de modo mais amplo, e  especificamente, sobre o papel do conhecimento na vida dos indivíduos em sociedade pela superação de suas condições concretas de produção da existência. Qual o significado da catarse na obra gramsciana? Quais as implicações do significado para se pensar/fazer os processos educacionais? Como essa questão foi traduzida por Saviani para a PHC? Qual a relação entre a catarse em Gramsci e a catarse na PHC na obra de Saviani? Quais as implicações da catarse em Gramsci para a elaboração de uma pedagogia na perspectiva marxista, especificamente, a PHC? Metodologicamente, será feita pesquisa bibliográfica referente à obra de Gramsci e de Saviani, incluindo uma entrevista com este último. Espera-se verificar a influência da catarse gramsciana na resposta dada pela PHC ao papel da educação como mediação no seio da prática social, especificamente a construção da catarse como categoria pedagógica na perspectiva histórico-crítica.


Palavras-chaves: Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Demerval Saviani; Antonio Gramsci; Catarse.






SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESTUDO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COM PERSPECTIVA INCLUSIVA
Mirian Camargo Torres
miriamrosatorres@gmail.com


RESUMO: este projeto de pesquisa busca identificar, descrever e analisar o nível de formação docente para o exercício adequado de gestão de sistema educacional inclusivo em relação a um determinado conjunto de recursos metodológicos definido e utilizado pelo professor da Sala de Recursos Multifuncionais. Desse modo, o trabalho do qual se ocupará o presente projeto irá investigar não apenas a pertinência dos recursos didático-pedagógicos utilizados para garantir o acesso do aluno ao currículo adotado pela escola mas também, o papel que esse o profissional especializado desempenha no contexto da educação regular. Espera-se, com isso, que esse processo de desvelamento seja capaz de ampliar o entendimento sobre a qualidade da prática educativa em ambientes educacionais com perspectiva inclusiva.


A FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA I: ESTUDOS E PESQUISAS PARA CONSTRUÇÃO DOS CICLOS NA FUMEC

Noêmia de Carvalho Garrido
nogarrido@yahoo.com.br
Doutoranda em Ciências da Cultura pela Universidade
Trás – os Montes e Alto Douro - UTAD – Portugal –
Professora de EJA – FUMEC Campinas

RESUMO: O objetivo desta apresentação é o de socializar e de trazer para o debate, o trabalho que o grupo de formação continuada, “LEITURA, TEORIA E PRÁTICA, SISTEMATIZAÇÃO: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DOS CICLOS PARA EJA NA FUMEC” vêm construindo desde 2011. Dentre as maneiras de organizar o ensino estabelecido no artigo 23 da LDBEM, a proposta dos estudos em forma de ciclos na FUMEC, teve como principio as práticas já desenvolvidas pelos professores em sala de aula. A FUMEC - Fundação Municipal Para Educação Comunitária, criada no ano de 1987, teve como principal objetivo, desenvolver o trabalho de alfabetização de jovens e adultos na cidade de Campinas, perpassando pelos profissionais, desde sua criação a busca pela melhoria e condições do ensino. A reformulação curricular em ciclos tem sido desafiante provocando um novo olhar no agrupamento dos alunos na nova proposta. Embora parte dessa construção já tenha iniciado em 2012, como parâmetro de saberes na língua portuguesa e matemática para os alunos na FUMEC, o grupo de estudos continua desafiando a proposta na construção da interdisciplinaridade das outras áreas do conhecimento no currículo da EJA em alfabetização e letramento.
Palavra chave: Alfabetização de Jovens e Adultos; Desafios; Parâmetros curriculares.


AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE DIREITO: TENSÕES ENTRE ESTADO E MERCADO

AILTON BUENO SCORSOLINE
ailton@ufscar.br
Universidade de Sorocaba – UNISO
Orientador: José Dias Sobrinho


A partir da vigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Brasileira em 1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua organização e funcionamento, ocasionados por uma proposta de regulação do Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de doutorado em curso junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO tem por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior Brasileira, sob o foco dos cursos do bacharelado em Direito. Serão analisadas as tensões entre Estado, Mercado e Órgão de Classe Profissional (OAB), quanto à convergência de critérios e parâmetros para formação do futuro profissional da área: Acreditação da Educação Superior. Compreender a relação destes três segmentos exigirá uma discussão acerca do atual cenário econômico mundial e brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm influenciado decisivamente a formação profissional. Assim, o objeto de estudo parte inicialmente do referencial de DIAS SOBRINHO, o qual concebe a avaliação como um instrumento necessário à instituição e ao sistema educacional para discutir o papel da Universidade, bem como se no atual contexto histórico ela cumpre o que se espera na formação dos indivíduos para a sociedade. A regulação surge naturalmente como intuito de sedimentar os valores sociais necessários ao desenvolvimento da instituição educacional.

Palavras-chave: Educação Superior - Avaliação Institucional; Acreditação

O ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADULTOS NO PROPÓSITO DE INTERVENÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA


Grupo GEPESAC
Izabel de Carvalho Gonçalves Dias
iza.cardi@hotmail.com
Rute de Carvalho Angelini


RESUMO: a proposição desta apresentação é expor o resultado de um trabalho realizado no curso de pós-graduação em Psicopedagogia no Instituto Adventista São Paulo – IASP, Campus Hortolândia, SP, no ano de 2011. Compreender e intervir junto à comunidade escolar, a psicopedagogia é uma especialidade da área das ciências humanas que estuda não só as dificuldades e distúrbios, mas à aprendizagem de modo geral. A psicopedagogia é pontuada como ferramenta importante no atendimento aos alunos com dificuldade em aprender os conteúdos nas diversas disciplinas, principalmente com relação a leitura e a escrita, na fase da alfabetização. O método e procedimento apropriado da psicopedagogia podem ser aplicados em qualquer faixa etária. Nesta pesquisa foi a aplicado o desenho com duas crianças do ensino fundamental no IASP, como instrumento de verificação de fatores que inferem na aquisição de leitura e escrita. Com alunos da EJA na FUMEC Campinas, foi utilizado jornal, encartes de propaganda, palito de sorvete, ábaco, tampinhas de garrafas e diversos jogos, como estratégia de ensino aprendizagem e raciocínio lógico, no propósito da psicopedagogia. Que importância tem compreender a psicopedagogia como prática educacional no desenvolvimento humano? A psicopedagogia tem características próprias que diferem positivamente modelos educacionais familiares e escolares costumeiros. Ela envolve pensamentos relevantes que transformados em ações contribuem para o crescimento humano nos diferentes aspectos contextuais, individualizados e socializados. A formação integral do homem aspira por uma vida prazerosa e humanamente feliz, na singularidade da pessoa a partir de sua realidade social e visa sua integridade de bem-estar físico e psíquico.

Palavras-chave: Desenvolvimento humano; promoção social; psicopedagogia educacional.

  
 “RECIBRINCANDO”: A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
Elifaz Candido
Gabriela Dias Machado
gabriell.a@live.com
Heloisa Siqueira Garcia
Natalia dos Santos Anunciato
Paulo Bruno Pistili Rodrigues
UFSCar-Sorocaba

Resumo: a temática sustentabilidade e sua importância em nossas vidas devido à situação do planeta levam ao questionamento sobre o que pode ser feito para amenizar impactos ambientais. Como uma alternativa de resposta para essa situação, foi desenvolvido, na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica, do curso de Pedagogia da UFSCar - Campus Sorocaba, um livro chamado "Recibrincando" que apresenta um conteúdo voltado para crianças de até 10 anos, por meio do qual se busca criar a consciência de sustentabilidade desde a infância, através de história ilustrada, poema e atividades voltadas para atitudes que podem ser tomadas no ambiente escolar e também em casa. A história se passa no ambiente escolar, mostrando atitudes que podem prejudicar a natureza, atitudes que estão presentes no dia-a-dia dessas crianças, entretanto existem atitudes positivas como formas de combater danos ambientais. Há no livro as seguintes seções: “Passatempos” - cruzadinha, caça palavras e enigma; “Como se faz” - páginas direcionadas a explicar como são feitas algumas coisas como o papel. “Você sabia” - página direcionada a informar sobre o tempo que determinados produtos levam para se decomporem na natureza; “Faça você mesmo” - páginas direcionadas para a estimulação da criação com produtos recicláveis. O projeto tornou-se significativo, pois pode ser utilizado em auxílio a aulas de Ciências, projetos desenvolvidos com temática sustentabilidade e reciclagem, e também em ambientes de educação informal.  Portanto, a conclusão do projeto é que ele se torne uma ferramenta no auxílio na educação ambiental e na conscientização de educandos.

Palavras chave:Rreciclagem. Sustentabilidade. Educação Ambiental.


ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL: INTERFACES POSSÍVEIS.

Adriana R. Caldeira de Oliveira
Aline Isidoro de Moraes
Anie Elisa de Moraes,
Gustavo Giolo Valentim
Natália Félix  de Carvalho Noguchi

Resumo: Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população. As interfaces possíveis entre a acessibilidade e inclusão digital é foco deste trabalho, que é parte de uma das linhas de estudo e pesquisa do  Projeto +Telecentros, que é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações e a Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba), durante o ano de 2012. Esse projeto visa mapear, documentar e publicizar iniciativas e ações relacionadas à inclusão digital e acessibilidade, a fim de produzir uma sistematização das discussões que será publicada e disponibilizada, com a intenção de aprimorar as políticas públicas para inclusão digital existentes e pautar as novas com foco na ação em Telecentros.  Para isso, o Projeto +Telecentros busca identificar as inovações que os programas de inclusão digital trazem para o campo da acessibilidade, analisando também as suas adequações ao aparato legal.  Temos mapeado  experiências locais de acessibilidade em Telecentros, com a perspectiva de montar um banco online de experiências. O trabalho também está focado em pautar as questões de acessibilidade e inclusão digital em  eventos, o que tem permitido a troca de experiências, união e visibilidade das temáticas,  promovendo avanços nas discussões de inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência,   contribuindo assim para a efetivação e equiparação de seus direitos no Brasil.

Palavras - Chave: Acessibilidade, Inclusão  digital, Políticas públicas. 

DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENSINO DA ARTE: REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E SENTIDOS NO ÂMBITO ESCOLAR

Odirlei Paulino dos Santos
odirleipaulino@gmail.com

Resumo:   Este projeto tem por objetivo pesquisar o contexto de uma escola pública no que se refere à área de Arte, destacando as principais propostas desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental I. Utilizo como âncora, para essa discussão os pressupostos teóricos da perspectiva Histórico-Cultural, visto que a mesma possibilita análises sobre a natureza social humana, desenvolvimento cultural da consciência e oferece indícios para repensarmos a educação. Nesses termos, circunscrevo o problema da pesquisa: Quais representações são elaboradas e construídas sobre o ensino de Arte no contexto escolar? Que relações são traçadas com as questões intrínsecas ao desenvolvimento do sujeito? Como problematizá-las a partir da análise coletiva do trabalho docente, mediada pelos pressupostos da Perspectiva Histórico-Cultural? A compreensão sobre a constituição de qualquer fenômeno requer analisar o contexto, as possibilidades e os modos de participação no mesmo. Nesse sentido, irei utilizar diferentes procedimentos para obtenção de dados e entre eles a leitura e análise do plano semanal (Semanários), estudo e discussão sobre a proposta de conteúdos da matriz curricular da Rede Municipal de Ensino, estudo de textos científicos relacionados ao ensino de Arte nas Horas de Trabalho Pedagógico (HTPs).
Palavras-chave: Arte, desenvolvimento, ensino, aprendizagem e mediação.

A presença das diferentes culturas indígenas na sala de aula não-indígena
Gedeão T. Butsé
Emerson C. Oliveira
Jeika Kalapalo
Monica F. Caron
Márcia R. P. Bracciali
Hylio L. Fernandes
Maria Cristina C. Ferraz
grupopetindigenas@ufscar.br
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Campus Sorocaba

Resumo: Dentre os inúmeros desafios encontrados para trazer a temática indígena para a sala de aula não-indígena estão a falta de preparo de parte do corpo docente e a dificuldade na escolha das temáticas a serem tratadas nas atividades pedagógicas. A Lei 11.645 que trata da inclusão na educação escolar, do ensino da história e da cultura indígena, pode ser considerada um grande avanço no sentido de apontar uma carência de conhecimento, por parte dos não-indígenas, sobre as ricas culturas indígenas de nosso país. Entretanto, esse instrumento legal não aponta caminhos para tratarmos esse grande problema de falta de informação. O Grupo PET/Indígenas do Campus de Sorocaba, preocupado com essa questão fez uso do Monitoramento Informacional e da Análise de Domínio para analisar fontes de informação de acesso público (fontes secundárias) para determinar quais temáticas seriam as mais indicadas para serem trabalhadas em sala de aula, dando especial destaque para a diversidade das culturas indígenas brasileiras. Até o momento, o grupo levantou a necessidade de serem tratados os seguintes temas: a) educação indígena, b) universo simbólico (ritos, mitos, crenças), c) tecnologia indígena (agricultura, pesca, caça, etc), d) movimento indígena, e) diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros, f) o tempo na cultura indígena, g) saúde indígena, h) conhecimento tradicional indígena versus conhecimento científico, i) línguas indígenas. Além disso, este trabalho destaca a importância do papel dos alunos indígenas como agentes mediadores entre as culturas, capazes de desempenhar um importante trabalho voltado ao entendimento de realidades distintas e igualmente ricas.

ENSINO DE CITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO 6º AO 9º ANO)

Raquel Albuquerque Rangel

Antônio Fernando Gouvêa da Silva

O ensino contextual das ciências tanto no Ensino Básico, quanto no Ensino Superior, se apresenta como uma tendência que explora as componentes históricas, filosóficas, sociais e culturais da ciência por meio de enfoques e abordagens variadas. Nesse processo, o papel do educador é fundamental, uma vez que os conteúdos que envolvem o estudo da célula no ensino fundamental tornam-se um tanto abstratos, pois as células apresentam-se em dimensões ínfimas parecendo visíveis somente na imaginação do aluno. Este trabalho teve como finalidade descrever a implementação pedagógica desenvolvida em duas escolas estaduais representativas do contexto educacional de Sorocaba, no ensino fundamental, sobre o conteúdo Citologia, reconhecendo a sua importância para a compreensão da célula, suas estruturas e funções e consequentemente para o entendimento dos fenômenos e processos biológicos. Os dados foram separados em pastas contendo resumo, referência bibliográfica da publicação, além de algumas transcrições de trechos que poderiam ser utilizados posteriormente. Empregando técnicas usuais de análise textual para decifrar o núcleo emergente que servisse ao propósito da pesquisa, a última etapa consistiu num processo de codificação, interpretação e de inferências sobre as informações contidas nas publicações, desvelando seu conteúdo manifesto e latente. Entre os principais resultados esperados estão: constituir um fichamento com a história da citologia, em contexto cronológico, exaltando principais autores, descobertas, fatos importantes e curiosidades; sistematizar um fichamento com todos os documentos, pautas, currículos didáticos, encontrados nas escolas de forma a traçar um panorama da didática do tema; propor alternativas para facilitar a contextualização dos currículos e materiais didáticos.

PALAVRAS-CHAVE: células, ensino de ciências, fichamento, análise contextual, história e filosofia da ciência

A participação estudantil nas Comissões Próprias de Avaliação: um estudo de caso em escolas de Ensino Fundamental do município de Campinas – SP

Matheus Boucault de Pasquali*

Resumo: a presente pesquisa tem como foco a participação juvenil no interior da escola. Para tanto, tomamos para análise a experiência de participação de alunos do Ensino Fundamental nas Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) – dispositivo institucional de participação que se constitui a partir de uma proposta inovadora de Avaliação Institucional Participativa (AIP) nas escolas municipais de Campinas - SP. Na contramão de um modelo hegemônico de avaliação que tem como princípio estimular a competição entre os avaliados, o modelo de AIP em questão propõe um novo paradigma no campo da avaliação. Guiada pelos princípios da qualidade negociada, da participação e da emancipação, a avaliação educacional é concebida como um processo de reflexão coletivo, onde os dados produzidos devem ser usados pelos interessados na geração de processos de reflexão local e auto-organização das unidades escolares, sendo assim, um processo construtivo e global, que envolve participantes internos e externos e deve combinar autoavaliação, avaliação por pares e também olhar externo. As CPAs são formadas pelos diversos atores envolvidos no processo escolar de cada escola e têm como principal objetivo incluir a comunidade escolar num processo de avaliação institucional que se pretende participativo. Trata-se de um estudo de caso, que a partir da experiência analisada questionará em que medida a participação desses alunos produz mudanças na sua relação com a escola, com a própria participação e com outras esferas da vida. Assim, a pesquisa busca incluir a experiência juvenil e suas vozes na sistematização de conhecimento que compreende a produção científica no campo da Educação e correlatos, trazendo à discussão as próprias vozes juvenis e suas experiências de participação. Trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico, que busca compreender a complexidade do sistema pela observação de sua atividade, ou seja, pela dinâmica das relações sociais que o constituem.

Palavras-chave: participação; juventude; escola; gestão democrática.


 Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação – UFSCar campus Sorocaba; sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Carla Corrochano.




DESAFIOS E CONFRONTOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES INICIANTES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE.

Ofir Paschoalick C. Madureira
UNISO
Orientador: Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen


RESUMO: este estudo abordará a formação do professor da educação superior no início do exercício da profissão docente. Será realizado um estudo de caso com docentes de uma universidade pública. Outro destaque será para o processo formativo desses professores frente às novas demandas, pautadas em competências e habilidades exigidas atualmente, neste contexto de uma sociedade globalizada e uma universidade pública cada vez mais plural. A análise desse processo formativo se fundamentará no acompanhamento dos cursos de graduação, cursos de mestrado e doutorado realizados por este novo docente, e também nos programas de formação oferecidos pela universidade em estudo. Esses programas oferecem subsídios teóricos e práticos para os desafios do exercício da profissão docente? Buscando fundamentação teórica para a referida pesquisa está sendo feita uma análise bibliográfica através de leituras para traçar o quadro teórico acerca do tema, levando-se em conta que a metodologia vai além da descrição dos métodos e suas técnicas, além da pesquisa empírica. Para realização desta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa de investigação, no entanto, desprezar a possibilidade de utilizar dados quantitativos, uma vez que dados quantitativos e qualitativos não se opõem, ao contrário, se complementam (MINAYO, 2002, p. 22).

Palavras-chave: Educação Superior; Formação Docente; UFSCar Campus Sorocaba.

PROGRESSÃO CONTINUADA: PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS POR EDUCADORES E EDUCANDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE PILAR DE SUL

RESUMO: Na tentativa de responder à dúvida de quais são os limites e as possibilidades com relação à progressão continuada, encontrados por alunos e professores, nos últimos cinco anos, no Ensino Fundamental I, nas escolas municipais urbanas de Pilar do Sul, foi proposto este projeto de pesquisa. A pesquisa tem como objetivo conhecer as necessidades educacionais existentes e em que se fundamentaram as mudanças do regime de seriação para o de ciclos e a progressão continuada dentro deste. Pretende-se também com a pesquisa avaliar o atual regime de progressão continuada, se professores e alunos estão sendo beneficiados por este sistema no que diz respeito ao processo de ensino/aprendizagem dos estudantes, ou ainda, se o atual regime se caracteriza ou não como mais um perpetuador de desigualdades econômicas e sociais. A pesquisa justifica-se também cientificamente e socialmente, pois o município terá uma pesquisa de caráter científico para comparar com os resultados das avaliações de massa e assim verificar se há a necessidade de se tomar providências, dentro de parâmetros legais, para mudar o presente a fim de transformar o futuro. Utilizaremos como metodologia algumas formas de coleta de dados: a observação, entrevista e o questionário, e a partir da pesquisa bibliográfica serão analisados os dados coletados. Pretendemos utilizar como referencial teórico alguns artigos que tratam da temática da progressão continuada e livros escritos pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, que entende que o sistema escolar reproduz e reforça as desigualdades sociais. Segundo ele, a transferência de capitais de uma geração à outra perpetua no ambiente escolar um espaço de reprodução de estruturas sociais.

PALAVRAS CHAVE: Ciclos. Fracasso escolar. Progressão Continuada. Promoção automática. Regime de Seriação.


INSTRUMENTOS TÉCNICO-SEMIÓTICOS: CONDIÇÕES, INTERAÇÕES E


IMPACTOS NAS RELAÇÕES DE ENSINO

Andréia Regina De Oliveira Camargo
alglmachado@gmail.com
UNICAMP
Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka

Resumo: a presente pesquisa, desenvolvida na escola na qual atuava como vice-diretora, circunscrita nos pressupostos da teoria Histórico Cultural, busca analisar as condições, interações e impactos relacionados à integração dos instrumentos técnico-semióticos nas relações de ensino, partindo da elaboração conceitual de instrumento, emergente dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, noção elaborada a partir da concepção de trabalho em Marx e Engels, na qual o homem cria e utiliza instrumentos para modificar os objetos e transformar a natureza. Ao conceber ao signo a função de instrumento psicológico, diferenciando-o dos instrumentos técnicos, Vigotski procura mostrar que a atividade humana contempla a ação prática entretecida às operações simbólicas, possibilitando o redimensionamento do comportamento humano e modificando a relação do homem com a natureza. No processo da pesquisa, a partir da compreensão da pesquisadora e da perspectiva assumida, as intervenções emergiram das observações e interlocuções estabelecidas com os professores e demais sujeitos envolvidos na ambiência escolar, numa vivência participativa que não determinou o como fazer, mas compartilhou diferentes experiências e possibilidades de se fazer.
Nesta dinâmica social, vivenciamos o desenvolvimento de tecnologias, criamos novas linguagens, experienciamos diversas possibilidades de relações e interações que nos afetam consideravelmente. Cabe à escola, espaço historicamente institucionalizado, oportunizar diferentes modos de ação e interação dos alunos na/com a cultura, de maneira dinâmica e dialética, viabilizando novas formas de participação na produção histórico-cultural de sua época. Nesse sentido, acentua-se a importância dos professores e gestores na mediação humana, assim como na instauração de espaços de estudo, discussão e compartilhar de experiências referentes a incorporação e utilização destes
instrumentos culturais de aprendizagem nas relações de ensino.

Palavas-chave: Instrumentos técnico-semióticos; Relações de ensino; Integração de tecnologias; Perspectiva Histórico-Cultural.


O  Teatro dialogando com os espaços no cotidiano escolar


Carmem Silva Machado
Mestranda : Universidade de Sorocaba (UNISO)
Orientador: Marcos Antonio dos Santos Reigota


A presente pesquisa tem como objetivo investigar o diálogo do corpo com o meio ambiente no/do cotidiano escolar utilizando o teatro enquanto linguagem artística.
O cotidiano a ser pesquisado será a Escola Professor Benedicto Leme Vieira Neto, situada na cidade de Salto de Pirapora, onde atuo há seis anos, como professora de arte.

Durante esse período, tenho observado o quanto o corpo vai perdendo a sua capacidade de expressão na medida em que os anos escolares vão avançando. Em minha atuação como professora de arte, muitos questionamentos permeiam o cotidiano do qual faço parte,  Como buscar práticas que não aprisionam os movimentos corporais mas, ajudam os alunos  a se expressarem? ?Como acontece o diálogo do corpo com o ambiente no/do cotidiano escolar?Esse contato interfere na aprendizagem da linguagem teatral? Qual a importância de estudar o ambiente nas aulas de arte? Como a educação ambiental pode contribuir nos estudos sobre a linguagem teatral? Pesquisar o cotidiano escolar e a importância do diálogo do corpo com o meio ambiente no processo de ensino-aprendizagem coerente com os princípios da linguagem teatral e ainda ressaltar as funções ética e estética, durante a elaboração de uma teatralidade no ambiente escolar, pode contribuir para a construção de uma metodologia.


Palavras chavesTeatro; Cotidiano Escolar; Educação ambiental



PIBID: Vivências no cotidiano escolar através da docência compartilhada

Bruno Vieira de Carvalho¹
Marcela Ferraz Nascimento¹
Renata Bertotti Guedes¹
Tânia Weudja Paes Silva Magalhães¹
Thaís Helena Quaresma Ramos¹
Geraldo Tadeu Souza²
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira²
Katia Maria Domingos da Silva³

RESUMO: atualmente, a escola pública apresenta diversos problemas, tanto no âmbito do ensino quanto no estrutural. Partindo desta realidade, um grupo de alunos do curso de Pedagogia da UFSCar optou por atuar em salas de recuperação de uma escola pública estadual, da cidade de Sorocaba-SP. A partir das nossas primeiras impressões, sentimos a necessidade de encontrar indícios da realidade dos alunos envolvidos nas aulas de recuperação. Procuramos contrastar suas habilidades e dificuldades diante das incoerências contidas nas políticas públicas para a educação, condições de trabalho docente, apoio familiar, gestão, estrutura e toda complexidade vivida e enfrentada pela comunidade escolar. Realizamos uma avaliação diagnóstica com a intenção de não deixar o aluno na posição de consumidor de atividades, mas sim como sujeito de seus conhecimentos. Iniciamos assim, uma vivência de docência compartilhada, praticada pela professora de recuperação dessa escola e discentes do curso de Pedagogia da UFSCar Sorocaba, bolsistas do PIBID.



PALAVRAS-CHAVE: Recuperação; avaliação diagnóstica; docência compartilhada; PIBID.


¹ Discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba
² Docentes da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
³ Supervisora Pibid  - Docente Escola Estadual Francisco de Camago César - Sorocaba






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