Apresentações Orais (Resumos)
POSSILIDADES
PRÁTICAS DE USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ARTE
DIVA
DE FÁTIMA ALEIXO DA SILVA
E-mail:
cirilodedu@uol.com.br.
RESUMO: Este estudo baseia-se na
experiência da introdução da Informática na Emef Prof.ª Patrícia Maria dos
Santos, na cidade de Votorantim, junto aos alunos do 4º ano de escolaridade.
Trabalhou-se a abordagem da informática e artes. Trata-se de um estudo de caso,
qualitativo. Os objetivos que compuseram o trabalho referem-se a reforçar o uso
do computador/Internet como ferramenta pedagógica no ensino da arte-educação no
ensino fundamental e a descrever os benefícios que o computador/Internet pode
oferecer ao professor no seu uso como ferramenta em sala de aula para o ensino
das artes visuais. Os resultados revelam que professor e aluno podem explorar
ao máximo todos os recursos que a tecnologia apresenta, de forma a colaborar
mais e mais com a aquisição de conhecimento. Contudo, é preciso estar
consciente de que não é somente a introdução da tecnologia em sala de aula que
trará mudanças na aprendizagem dos alunos, o computador não é uma “panaceia”
para todos os problemas educacionais.
Palavras-chave: Arte-educação.
Escola. Alunos. Educação. Novas tecnologias.
ABSTRACT: This
study draws on the experience of the introduction of IT in Emef Prof. Patricia
Maria dos Santos, in the city of Votorantim, along with students from the 4th
grade. Worked up the approach of computing and the arts. This is a case study,
qualitative. The goals that composed the work refers to strengthen the use of
computer / Internet as a pedagogical tool in teaching art education in
elementary school and describe the benefits that the computer / Internet offers
the teacher can use in your classroom as a tool of classroom for teaching the
visual arts. The results show that teachers and students can explore fully all
the resources that technology
ABORDAGEM
TEMÁTICA EM PAULO FREIRE: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO
MUNICÍPIO DE SOROCABA-SP
Gabriel
Ribeiro Demartini
grdemartini@yahoo.com.br
RESUMO: este trabalho faz parte das
atividades realizadas pelo Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à
Docência (PIBID) – UFSCar Campus Sorocaba-SP,
um programa federal financiado pela Capes e que prevê a inserção de graduandos
em licenciatura nos contextos escolares, antecipando o vínculo entre os futuros
educadores e as salas de aula da rede pública brasileira. Tomando como área de
atuação o ensino de ciências em saúde, procurou-se por meio da abordagem
temática pautada em Paulo Freire, caracterizar a realidade local escolar, de
modo a encontrar nas contradições sociais presentes nas falas significativas
dos estudantes, a possível temática norteadora da construção da programação
curricular. Ressalta-se a importância da investigação da realidade local para o
encontro de temas de real relevância aos estudantes e apresenta-se a “Gravidez na adolescência não é problema aqui
não...” como um possível tema gerador a vir a ser contemplado no
currículo escolar.
Palavras-Chave: Paulo Freire ; abordagem
temática; realidade local; contradições sociais; falas significativas; tema –
gerador;
ABSTRACT: this
job is part of the activities realized by the PIBID - UFSCar Campus
Sorocaba-SP, a federal program financed by CAPES that forecast the insertion of
the students in teaching at the school contexts, anticipating the bond between
the future educators and the classrooms of the public schools. Taking as
performance area the guideline in health sciences, We sought, by the thematic
approach guided by Paulo Freire, to caracterize the reality inside the schools,
allowing to find the social contradictions being in the words of the students,
the possible guiding thematic of the construction of the scholar schedule. Is
important to highlight the investigation of the local reality to the encounter
of themes of real relevances for the students and named as "Pregnance in
the adolescence is not a problem here..." as a possible generator theme to
come to be contemplated in the scholar schedule.
Keywords:
Paulo Freire; thematic approach, local reality; social contradictions
significant speeches; theme - generator;
GESTÃO
DEMOCRÁTICA E O CONTEXTO SOCIAL E POLÍTICO BRASILEIRO
Paula
Medeiros Prado Silvestrini
paula.sedu@gemail.com
RESUMO: este estudo no processo de
construção da gestão democrática nas escolas públicas, tem como o objetivo
verificar os possíveis obstáculos, conflitos, limites e possibilidades que
permeiam as ações desse colegiado. Analisa a construção histórica deste espaço
em meio às significações das “palavras sagradas”: democracia, autonomia e
participação; no contexto de um Estado Patrimonialista e uma sociedade de ranço
autoritário, e o recrudescimento destas características sociais a partir da
implementação do Estado Neoliberal. Concluímos que o pertencimento às leis não
é suficiente para que a gestão democrática se efetive, e que o Conselho de
Escola não se consolidou ainda como espaço público de participação legítima,
mas é um processo a ser coletiva e continuamente construído.
Palavras-chave: gestão democrática, autonomia,
participação
Abstract: this
study centered in the school council focused on the process of democratic
management construction in the public schools, with the objective to verify the
possibles obstacles, conflicts, limites and possibilities that permeate the
action of this collegiate. It analyses the historic building of this space in
the meaning of the "holy words": democracy, autonomy and participation,
the context of a Patrimonialist State and a society of authority traces, and
the new outbreak of these social caracteristics from the implamentation of a
Neoliberal State. It have been concluded that the belongs to the laws are
not sufficient for the demacratic management efectiveness, and that the school
council have not been consolitated yet as a public space for the legitime
participation, but it is a process to be collectively and constinuously built.
Keywords:
democratic management, authonomy, participation.
BRÔ MC’S E OS MAPAS DA LINGUAGEM
LINGUAGEM
E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MAPAS PARA A FESTA, DE OTTO
MADURO, A PARTIR DE ANÁLISE DO GRUPO DE “RAP INDÍGENA” BRÔ MC’S
Bruno
Franques
brunofranques@gmail.com
Giselli
França
Luciana
Balsamo
Michel
Serigato
Marcos Francisco Martins
Resumo: este trabalho objetiva analisar a
produção musical, enquanto manifestação da linguagem, de um grupo de rap
indígena, denominado Brô Mc’s, que escreve seus raps misturando a sua linguagem nativa guarani- kaiowa ao
português. A análise tem como norte as reflexões propostas por Otto Maduro em
seu livro “Mapas para Festa”, acerca
da crise do conhecimento na America Latina na ultima década do século XX. A
música produzida pelos Brô Mc’s é tomada aqui como ilustração da discussão
realizada por Maduro. No livro “Mapas
para a Festa”, o autor enfoca a questão da crise do conhecimento em três
dimensões principais: a partir da relação experiência e conhecimento, relação
poder e conhecimento e por fim a relação linguagem e conhecimento. Nosso estudo
se detém mais especificamente na relação da linguagem enquanto processo de
socialização do conhecimento utilizando a produção do grupo Brô Mc’s como pano
de fundo para uma discussão acerca dos valores socialmente construídos e de
como podemos relativizar certas referências de linguagem, buscando “ampliar
nossos critérios de verdade” e nos tornarmos “socialmente bilíngues”,
transitando com fluência entre as linguagens das elites e as populares.
Palavras-chave: crise do conhecimento,
linguagem, rap, socialização do conhecimento.
Abstract: this
paper aims to analyze the musical production, as a manifestation of language,
of a rap indigenous group, called Mc Bro's, who writes his raps blending their
native Guarani-Kaiowa language with Portuguese. The analysis is north by the
reflections proposed by Otto Maduro in his book “Maps for Party”, about the
knowledge’s crisis in Latin America in the last decade of the twentieth
century. The music produced by Mc Bro's is taken here as an illustration of the
Maduro’s discussion. In the book “Maps for party”, the author focuses on the
crisis of knowledge in three main dimensions: experience and knowledge, power
and knowledge and language knowledge. Our study discuss specifically the
relationship of language as a process of socialization of knowledge from the
Bro Mc’s’ production as a backdrop for a discussion about the social’s values
and how we can relativize certain language references, seeking to "expand
our truth judgments” and become “socially bilingual”, moving ourselves between
elites and popular’s languages.
Keywords: crisis
of knowledge, language, socialization of knowledge
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E RIO +20 NA CIDADE EDUCADORA: REFLEXÕES DE UMA PESQUISA NA BUSCA POR
UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALÉM DO CAPITAL
Daniel
Cardoso Rodrigues
danielcardoso88@gmail.com
Heloísa Siqueira
Garcia
Anie
Elisa de Morais
Dâmaris Andréa
Pereira de Lima
Resumo: o presente trabalho demonstra
os resultados de uma pesquisa realizada em uma das unidades escolares
sorocabana que tem o projeto Oficina do Saber, referente às suas práticas
educativas para o ensino da educação ambiental. A pesquisa objetivou conhecer
qual a concepção que eles tinham sobre educação ambiental e se contavam com
formação continuada para trabalhar o tema. Demonstra, também, a construção
coletiva da pesquisa por meio da disciplina de Pesquisas e Práticas
Pedagógicas, do curso de Pedagogia da UFSCar Campus Sorocaba, as dificuldades em realizar a pesquisa, a
construção do capítulo do livro, que foi o produto final da disciplina.
Assevera que não basta uma mudança na metodologia da ensino da educação
ambiental, é necessário uma modificação na estrutura social, muito antes de
mudar a estrutura escolar, análise sustentada nos apontamentos de Mészáros.
Palavra-Chave: Educação Ambiental. Rio
+20. Práticas Pedagógicas. Capitalismo.
Abstract:
This present work shows the results of a survey conducted in one of the units
that have school sorocabana the project of Oficina do Saber, regarding their
educational practices for teaching environmental education. The research aimed
to identify which design they had on environmental education and continuing
education is counted on to work the issue. It also shows the construction of
collective research through discipline and Pesquisas e Praticas Pedagogicas, of
the Pedagogy course in UFSCar Campus Sorocaba,
difficulties in carrying out the research, the construction of the chapter of
the book, which was the final product of the discipline. Asserts that not just
a change in methodology of teaching environmental education, it is necessary a
change in the social structure, much before changing the school structure,
analysis of sustained notes in Mészáros
Keyword:
Environmental Education. Rio +20. Teaching practices. Capitalism.
“MIGRANDO IGUAL NÔMADE”: UM ESTUDO
SOBRE A TRAJETÓRIA DE VIDA DA POPULAÇÃO JOVEM EM SITUAÇÃO DE RUA DE SOROCABA
Daniele
Cristina da Rocha e Silva
danielecrisrs@hotmail.com
RESUMO: a presente pesquisa de
iniciação científica teve como objetivo geral entender as trajetórias de vida
de jovens adultos em situação de rua de Sorocaba, incluindo os aspectos
sócio-econômicos e os relacionados à sexualidade e ao uso abusivo de álcool e
outras drogas. A população abordada no estudo foi a de adultos jovens com
idade entre 18 e 31 anos, por intermédio de uma instituição que utiliza como
estratégia a redução de danos e o tratamento comunitário. Foram utilizadas
metodologias (observação participante e entrevistas semi-estruturadas) que
possibilitaram o estabelecimento de um diálogo efetivo com a população
estudada. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas sobre a trajetória de
vida com 8 sujeitos. A partir dessas estratégias foi possível tecer algumas considerações
relevantes como a precoce dependência com drogas (lícitas e ilícitas), a saída
precoce da escola, o desemprego ou trabalho precário, os vínculos fragilizados
com a família de origem, a violência vivida na situação de rua, etc. Além
disso, a pesquisa buscou compreender e relatar sobre as trajetórias nômades
desses sujeitos.
Palavras-chave: jovem adulto; situação de
rua; trajetórias de vida; nomadismo.
ABSTRACT: the
current research of this scientifical initiation had as general goal to
understand the life style of homeless young adults in Sorocaba, including the
social and economical aspects and those related to sexuality and addiction to
alcohol and other drugs. The observed population included 18 to 31 year old
young adults, through an institution which works with damage redution and
comunitary treatment. The used methodology (participant observation and
semi-structured interviews) allowed an effective dialogue with the observed
population. The semi-structured interviews about the life trajectories were
made with 8 subjects. Those methodologies could weave some relevant
considerations as early dependence to drugs (both legal and illegal), early
high school dropout, unemployment or precarious employment, weakened ties to
their respective families, the violence lived as homeless, etc. Furthermore,
this research sought to understand and report the nomadism trajetories of the
subject.
Keywords: young
adults; homeless; life trajectories; nomadism.
A
PEDAGOGIA DA TERRA E SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
SOCIOAMBIENTAL NOS ASSENTAMENTOS RURAIS DE REFORMA AGRÁRIA NO ESTADO DE SÃO
PAULO
Amanda
Cristina Lino
RESUMO: Este artigo é resultado de uma
monografia, fruto do primeiro curso de Pedagogia da Terra, que teve por
objetivo pesquisa buscou fazer uma reflexão acerca do Primeiro Curso de
Pedagogia da Terra no estado de São Paulo, e seu enfoque analisa a
relação existente entre a Educação do Campo e o processo de desenvolvimento
socioambiental nos assentamentos no estado de São Paulo
Palavras
- Chave:
Educação do Campo, Desenvolvimento Socioambiental , Pedagogia da Terra
ABSTRACT: this
article is the result of a monograph, the result of the first course of
Pedagogy of the Earth, which aimed to research aimed at reflecting about the
First Earth Course Pedagogy of the state of São Paulo, and its approach
examines the relationship between education Field development process and
environmental settlements in the state of São Paulo
Keywords: Rural
Education, Development Environmental, Pedagogy of the Earth
PARA
ALÉM DA RIO+20: A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NA PRÁTICA ESCOLAR
Danielle Cristina Nogueira
profdaninogue@yahoo.com.br
Débora
de Paula Sanches
Elisa
Mariana Torres
Josiane
Cristina de Oliveira
Laine
Horta Lima
Maria
do Socorro Pereira Tejo Machado
Paulo
Roberto de Camargo
Discentes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Pedagogia
Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba
RESUMO: este trabalho objetivou analisar
as percepções de professores sobre os temas Educação Ambiental e
Sustentabilidade em conjunto com a temática Promoção da Igualdade Racial,
apoiados no documento Rio+20. Nessa pesquisa foram entrevistados docentes da
Rede Pública Estadual de Salto de Pirapora/SP, onde se elaborou uma pesquisa
exploratória, de cunho qualitativo por meio de um questionário semiestruturado.
A organização se deu em dois momentos: a elaboração de um roteiro conjunto
sobre o conhecimento da Conferência Rio+20 e um segundo momento sobre questões
norteadas pela temática Promoção da Igualdade Racial. A pesquisa revelou que
apenas um dos entrevistados tinha conhecimento da Conferência Rio+20 e quando
indagados sobre os desafios e possibilidades de trabalho com a temática
educação ambiental e sustentabilidade, elencaram como desafio a falta de conscientização
da família dos alunos e a falta de formação do professor para trabalhá-las em
sala de aula. Além desta, o foco de estudo contemplado na segunda parte do
questionário: Promoção da Igualdade Racial evidenciou que a temática é
trabalhada na escola a partir do conceito de igualdade, mas que não há muitos
materiais de apoio nem cursos de formação que contemplem inclusive a Lei
10.639/03- que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura
Afro-brasileira nas escolas. Pelas respostas obtidas, pudemos inferir a
necessidade de uma proposta que promova a apropriação dessas temáticas no
cotidiano escolar, o que implica a combinação de novas práticas e atitudes, ou
seja, uma práxis que transcenda a Rio+20 tornando-se efetiva dentro desse
contexto estudado.
Palavras-Chaves: Educação Ambiental. Promoção da Igualdade Racial.
Rio +20
ABSTRACT: this
study aimed to analyze the perceptions of teachers on the topics Environmental
Education and Sustainability in conjunction with the theme Promoting Racial
Equality, supported the document Rio 20. In this study were interviewed
teachers of the Network State Public of Salto de Pirapora/SP, which has
developed an exploratory research, a qualitative using a semistructured
questionnaire. The organization took place in two phases: the preparation of a
joint roadmap on knowledge of the Rio+20 Conference and a second time about
issues guided by the theme Promoting Racial Equality. The research revealed
that only one of the respondents had knowledge of the Rio+20 and when asked
about the challenges and opportunities of working with the thematic
environmental education and sustainability, put the challenge as the lack of
awareness of the students' family and lack of teacher training for work them in
the classroom. Besides this, the focus of study covered in the second part of
the questionnaire: Promoting Racial Equality revealed that the theme is worked
in school from the concept of equality, but there are not many material support
or training courses that address including Law 10.639/03- mandating the
teaching of History and Culture Afro-Brazilian schools. For answers, we can
infer the need for a proposal that promotes ownership of these themes in
everyday school life, which implies a combination of new practices and attitudes,
ie a practice that transcends Rio+20 becoming effective within that context
studied.
Keywords: Environmental
Education. Promotion of Racial Equality. Rio
+20.
POSSILIDADES PRÁTICAS DE USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ARTE
Diva
De Fátima Aleixo da Silva[1]
cirilodedu@uol.com.br.
RESUMO: este estudo baseia-se na
experiência da introdução da Informática na Emef Profª Patrícia Maria dos
Santos, na cidade de Votorantim, junto aos alunos do 4º ano de escolaridade.
Trabalhou-se a abordagem da informática e artes. Trata-se de um estudo de caso,
qualitativo. Os objetivos que compuseram o trabalho referem-se a reforçar o uso
do computador/Internet como ferramenta pedagógica no ensino da arte-educação no
ensino fundamental e a descrever os benefícios que o computador/Internet pode
oferecer ao professor no seu uso como ferramenta em sala de aula para o ensino
das artes visuais. Os resultados revelam que professor e aluno podem explorar
ao máximo todos os recursos que a tecnologia apresenta, de forma a colaborar
mais e mais com a aquisição de conhecimento. Contudo, é preciso estar
consciente de que não é somente a introdução da tecnologia em sala de aula que
trará mudanças na aprendizagem dos alunos, o computador não é uma “panacéia”
para todos os problemas educacionais.
Palavras
chave: Arte-educação. Escola. Alunos. Educação. Novas tecnologias.
ABSTRACT: this
study draws on the experience of the introduction of IT in emef Prof. Patricia
Maria dos Santos, in the city of Votorantim, along with students from the 4th
grade. Worked up the approach of computing and the arts. This is a case study,
qualitative. The goals that composed the work refers to strengthen the use of
computer / Internet as a pedagogical tool in teaching art education in
elementary school and describe the benefits that the computer / Internet offers
the teacher can use in your classroom as a tool of classroom for teaching the
visual arts. The results show that teachers and students can explore fully all
the resources that technology offers in order to work more and more with the
acquisition of knowledge. However, one must be aware that it is not only the
introduction of technology in the classroom that will bring changes in student
learning, the computer is not a "panacea" for all educational problems.
Keywords: Art education. School. Students. Education. New technologies.
POR UMA PEDAGOGIA DAS CIDADES:
ENSINO DE GEOGRAFIA E CIDADANIA NO COTIDIANO ESCOLAR
Fernando Assis dos
Santos[2]
Mestre
em Educação pela UNISO
ferprofgeobr@yahoo.com.br
RESUMO: este trabalho propõe a
continuação da pesquisa pelo autor defendida em dissertação de mestrado
intitulada Cidade educadora e escola
cidadã na cidade contemporânea. Em proposta tal pesquisa teve como objetivo
investigar o conceito de cidade educadora e sua proposta de implantação na
cidade de Sorocaba. Já o trabalho aqui proposto tem como objetivo a abordagem
direta da cidade no campo pedagógico, tendo o ensino de geografia como
instrumento para o ensino da cidadania no ambiente escolar. Os referenciais
teóricos estão concentrados principalmente nas geógrafas educadoras Lana de
Souza Cavalcante e Maria Lúcia de Amorim Soares, no geógrafo Milton Santos e
nos educadores Paulo Freire e Moacir Gadotti. Em pesquisa o trabalho aponta
para a importância do ensino das cidades e a busca por uma metodologia
pedagógica que utilize da cidade como objeto de estudo e análise por parte de
professores e alunos dentro e fora do ambiente escolar. A justificativa aqui
apresentada vem diante da inserção da cidadania como tema transversal dos
Parâmetros Curriculares Nacionais e instituído como um dos princípios e fins da
educação pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB, lei 9394/96). O trabalho aponta a
cidade como campo educacional e o ensino da cidadania, porém assinala para uma
desconstrução do imaginário de cidade e do conceito cidadania proposto
verticalmente e de maneira escolarizada dentro da lógica capitalista. Por meio
uma abordagem geográfica-histórico-crítica propõe a cidade e a cidadania como
construtos materializados historicamente pelas práticas sociais. Daí a
importância de uma pedagogia das cidades que possa ampliar o campo de visão do
aluno para além do espaço escolar tendo em vista a interpretação crítica do
espaço em que mora e habita.
Palavras-chave: educação-cidade-cidadania
ABSTRACT: this
work proposes the continuation of research by the author defended in
dissertation entitled City educator and school citizen in the contemporary
city. In this proposed research aimed to investigate the concept of educating
city and its proposed implementation in the city of Sorocaba. Already the work
proposed here aims to directly approach the city in the pedagogical field, and
the teaching of geography as a tool for the teaching of citizenship in schools.
Theoretical frameworks are concentrated mainly in geographers and educators
Lana Cavalcante de Souza and Maria Lucia Soares de Amorim, the geographer
Milton Santos and Paulo Freire and educators Moacir Gadotti. In research work
points to the importance of education of cities and the search for a teaching
methodology that uses the city as an object of study and analysis by teachers
and students inside and outside the school environment. The justification
presented here comes before the insertion of citizenship as a crosscutting
theme of the National Curriculum Guidelines and established as one of the
principles and purposes of education by the Law of Guidelines and Bases (LDB,
Law 9394/96). The work point out the city as the educational and teaching of
citizenship, but points to a deconstruction of the imaginary city and the
concept of citizenship proposed vertically and teacher training within the
capitalist logic. Through an approach geographical-historical-critical proposes
the city and constructs citizenship as embodied historically by social
practices. Hence the importance of a pedagogy of cities that can enlarge the
field of view of the student beyond the school environment in view of the
critical interpretation of space in which lives and abides.
Keywords: education-city-citizenship
Professor
de geografia pela rede pública estadual e privada na cidade de Sorocaba-SP.
Pôster
(Resumo)
LEITURA E
PRODUÇÃO DE TEXTO EM SALA DE AULA – O PROFESSOR COMO MEDIADOR DESTE TRABALHO
Ana
Paula Souza Brito
emjoaofranciscorosa@gmail.com
Fernanda
Carolina Medeiros Grillo
Tânia
Maria Grandini Cares
Silmara
Camargo Gomes Prado Zúcolo
Agatha
Fernandes Cunha Mendes
Michelle
Rodrigues
RESUMO: o presente trabalho
pedagógico representa estudos e reflexões sobre as práticas relacionadas à
linguagem escrita no interior da escola. De acordo com os pressupostos da
perspectiva Histórico-Cultural sobre desenvolvimento humano, as funções
psíquicas humanas, como a linguagem oral e a linguagem escrita, não são
desenvolvidas de maneira espontânea. Nesse sentido, a ação do educador é
fundamental no intuito de dirigir intencionalmente o processo educativo e
oportunizar condições para o desenvolvimento das mesmas. Neste trabalho,
apresentamos as propostas planejadas e realizadas com os alunos de 1° a 5º ano
do Ensino Fundamental, no que tange às produções escritas. A partir do
referencial teórico estudado na escola (Jolibert, Curto, Marcuschi, Miller,
Schneuwly, Dolz, Vigotski), os professores organizaram uma nova forma de trabalhar
a leitura e a escrita. Os procedimentos indicados nessa proposta
são: apresentação inicial da situação; primeira dimensão:
projeto coletivo para a produção; segunda dimensão: conteúdos a
serem desenvolvidos; primeira produção: esboço; os módulos: análise
do texto, reflexão e operação sobre a língua; produção final: por
em prática o que aprendeu. No que se refere ao trabalho com os módulos, os
professores organizam atividades do ponto de vista do uso dos conceitos
linguísticos presentes na situação de leitura ou produção, a partir de textos
elaborados pelo aluno ou de autoria diversa. A sequência planejada para este
trabalho oportunizou avanços na escrita dos alunos, que apresentaram desempenho
satisfatório nos critérios de avaliação de produção de texto. O avanço na
habilidade escritora e também na habilidade leitora é visível no
desenvolvimento do trabalho. Além de escrever bons textos, os alunos adquiriram
criticidade na análise dos textos, tanto quando se trata da revisão coletiva,
quanto no momento de selecionar os textos para leitura pessoal.
EDUCAÇÃO
AMBIENTAL VIVENCIAL
Arianne
Brianezi
arianne.brianezi@gmail.com
Resumo: este projeto teve duração de 1
ano letivo e abrangeu todos os alunos do Ciclo Fundamental 2 da EMEF Amorim
Lima, na cidade de São Paulo. O objetivo foi ampliar a percepção das coisas
vivas, valorizar as áreas verdes da cidade e iniciar um processo de
conscientização política sobre as questões ambientais. Módulo 1: “A vida no corpo”
aconteceu dentro da sala de aula, com o objetivo de estimular a percepção da
vida que pulsa nos nossos corpos e a conexão com as outras formas de vida. Tudo
na base de jogos, brincadeiras e atividades de reflexão. Após este módulo
fizemos um evento em que crianças, pais e professores interagiram com atividades
de observação do próprio corpo e da conexão entre eles. Módulo 2: “A vida na escola”
aconteceu no espaço externo da escola e visava ampliar a percepção das outras
formas de vida que ali habitam e perceber as conexões entre elas e as crianças.
Após exercícios de observação atenta, eles expressaram o que os incomodava e
propuseram melhorias. O evento proposto para este módulo foi um Mutirão, onde
as algumas melhorias propostas foram acolhidas. Módulo 3: “A vida no bairro”, buscou expandir o conceito de vida
para fora da escola. Começando com exercícios de desenvolvimento da
sensibilidade, ainda na escola, fomos à Praça Rotary Club de São Paulo-Butantã,
onde realizamos exercícios muito focados na percepção da vida. O evento deste
módulo foi uma oficina em que os professores e pais puderam vivenciar as
atividades que as crianças haviam realizado. Módulo 4: “A vida na Natureza”, foi realizado no Parque Municipal
Alfredo Volpi, próximo à escola. A vida da Natureza pulsa mais forte e é mais
fácil de ser percebida. As visitas foram muito inspiradoras e fortaleceram a
nossa convicção da importância de oferecermos atividades não formais e com a
Natureza para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças. Para
finalizar, realizamos uma Passeata, como parte das celebrações acontecendo em
todo o mundo no Dia do Meio Ambiente, 5 de junho.
Palavras –
chave: Educação
ambiental; sensibilização; experiência; meio ambiente.
ANALISANDO
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES FORMADORES DOS CEFAPROS DE MATO GROSSO
Dinahmara
Hild Ribeiro Leão
dinahmara.leão@seduc.mt.gov.br
Orientador:
Dr. Fabrício Nascimento Ferreira
A
pesquisa visa analisar como está sendo constituído o processo de formação
continuada dos professores formadores nos Centros de Formação e Atualização dos
Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros), unidades
administrativas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), localizadas em
polos estratégicos do estado. Buscamos verificar em que concepções de formação
continuada os professores formadores embasam sua prática para o trabalho
pedagógico junto aos profissionais da educação básica nas escolas públicas,
considerando os saberes docentes que orientam a prática profissional. O
trabalho será realizado com professores formadores do Cefapro de Barra do
Garças-MT, no decorrer de 2012/2013 e contará com dados dos Centros de Formação
de Cuiabá-MT (um dos primeiros a ser criado) e de Primavera do Leste-MT (um dos
últimos a ser criado). O referencial teórico e metodológico pauta-se em autores
que centram seus estudos na formação de professores e estaremos ancorados na
concepção defendida por Marcelo Garcia, entre outros pensadores da educação
como Nóvoa, Tardif e Paulo Freire. Este trabalho está em fase de coleta de
dados (observação participante e entrevistas semi-estruturadas). Tal análise e
proposta pretende contribuir com perspectivas sobre o processo de formação
contínua para o trabalho do professor formador com possibilidades de construção
de uma cultura de formação continuada dos Cefapros de Mato Grosso-Brasil.
Palavras-chave: formação continuada,
professores formadores, cultura.
Vivenciando
o processo de criação do Projeto Político Pedagógico do ICMBio
Rosângela
Alves Assunção
rosa.dott@hotmail.com
Resumo: O Instituto Chico Mendes de
Conservação da Biodiversidade (ICMBio) assumindo seu papel educador na
sociedade está construindo seu Projeto Político Pedagógico. Um Projeto Político
Pedagógico implica em uma concepção de vida que tem interface com a natureza e
a sociedade. É uma idealização de educação que requer a prática do trabalho
coletivo e a ousadia de (re)inventar os caminhos através de nossos sonhos,
escolhas, vivencias e (re)significar nossas ações como educadores. É um
documento no qual instituição assume seu compromisso social. Um instrumento
flexível, aberto, democrático e necessário para evitar a fragmentação dos
sujeitos, transformar a prática e valorizar o que é importante frente às
dificuldades. Deve ser construído coletivamente, pois o processo de criação
favorece a formação dos envolvidos e a construção mútua do conhecimento. A
elaboração participativa deste documento permite que todos tenham a
oportunidade de se expressar e possibilita um maior fluxo de desejos e
esperanças. As pessoas que fazem parte do processo de criação de um Projeto
Político Pedagógico devem estar sensibilizadas, motivadas e mobilizadas com a
proposta. É fundamental que os integrantes do grupo coloquem suas dúvidas e
desconfianças, precisam ser verdadeiros e sinceros em todos os momentos e as
questões que vão surgindo no decorrer dos trabalhos deverão ser discutidas e as
decisões tomadas terão como base a realidade. Por isso, durante todo o
processo, é preciso garantir um clima de respeito e liberdade. Participar da
construção do Projeto Político Pedagógico do ICMBio está sendo um aprendizado
prático, uma oportunidade de assumir um compromisso profissional e social com
as pessoas que fazem parte deste espaço educador. É verificar que a educação
também acontece nas práticas do cotidiano e nas relações interpessoais que
permeiam nossas vidas. É questionar qual é o meu papel como educadora dentro da
Instituição, refletir como minhas ações possivelmente transformarão os
indivíduos que consequentemente poderão transformar a comunidade a qual está
inserido.
Palavras chaves: Educação; Compromisso;
Projeto; Político; Pedagógico.
PROJETO
ALIMENTAÇÃO
Sabrina
Ribeiro Leite
sableite@hotmail.com
RESUMO: o Projeto Alimentação realizado
no primeiro semestre de dois mil e onze em todos os agrupamentos dois da escola
CIMEI “Profª Thermutis Araújo Machado” foi elaborado a partir da necessidade
constatada em trabalhar a importância da alimentação, tendo como objetivo
ampliar o conhecimento das crianças sobre os diversos alimentos, sobre sua
importância, e consequentemente, a necessidade de consumi-los. O trabalho foi
desenvolvido de forma a despertar a curiosidade e imaginação da criança, para
tanto foram utilizadas abordagens criativas e que envolveram o campo das artes
visuais, proporcionando atividades específicas com alimentos, tanto de
reconhecimento e experimentação, quanto arte utilizando-os; organização de uma
hora; visita a um sítio com plantações, entre outras. A avaliação se deu a
partir da observação durante as atividades; registro fotográfico; filmagem (se
possível) e registro escrito.
Palavras-Chave: Alimentação; educação
infantil; Arte com alimentos.
EXPANSÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO – AVANÇOS E DESAFIOS
Elenita
Ferreira Meira Camargo
elenitacamargo@hotmail.com; elenita@ufscar.br
Orientador:
Pedro Laudinor Goergen
RESUMO:O presente estudo iniciou-se no
mestrado com a dissertação intitulada “Democratizando o Acesso à Educação
Superior: o Caso da UFSCar – Campus Sorocaba”,
a qual apresentou a implantação do campus na
região de Sorocaba e sua importância enquanto fato social, campus que foi implantado no
contexto de uma política de expansão formulada pelo Ministério da Educação
(MEC). No estudo do doutorado tem por objetivo aprofundar a temática sobre a
expansão da educação superior e suas interfaces, dentro de uma análise
crítico-construtivo, como contribuição para a avaliação das políticas públicas
no nível superior. A partir de um contexto neoliberal, a expansão da educação
superior emerge fortemente a partir da década de 90, principalmente através de
instituições privadas. Já as instituições públicas, em especial as instituições
federais de educação superior (IFES) se expandem a partir do primeiro governo
Lula, e em seguida, no segundo período deste governo, através de propostas, como
o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Na
atual conjuntura algumas questões emergem: Como está e como fica a qualidade
acadêmica? Qual e como está o compromisso social da universidade? Espera-se
realizar a pesquisa através de investigação empírica, documental e
bibliográfica, além da vivencia no lócus do trabalho.
Palavras-chave: Educação Superior;
expansão; democratização do acesso.
PORTADORES
DE DEFICIÊNCIA FÍSICA NO ESPAÇO ESCOLAR: ACESSIBILIDADE E O EXERCÍCIO DE
DIREITOS ENQUANTO CIDADÃOS
Joyce
Fernanda Guilanda de Amorim
joycejoy6@hotmail.com
Karoline
Dias Monteiro
Lourdes
do Nascimento Duarte
Luzia
Vânia da Silva
RESUMO:O direito à acessibilidade aos
portadores de necessidades especiais é garantido pela Constituição Federal de
1988, no artigo 227, parágrafo 2°. A Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000,
que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção e acessibilidade
das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Analisando as
leis e todos os contextos que envolvem a inclusão do aluno no ensino regular,
surgiu a necessidade de elaborar uma proposta pedagógica com o objetivo de
abordar e discutir com os alunos, as diferenças físicas como parte da
construção de um ser único, a cooperação com o outro, o exercício da
solidariedade e cidadania, a ciência dos direitos próprios e das outras
pessoas, a observação do meio em que vive, sendo este o espaço escolar e o
bairro e se está adequado para a locomoção dos portadores de deficiência física
e outras deficiências de maneira adequada e segura etc. Como processo de
elaboração da proposta, fizemos uma entrevista com a Coordenadora de Educação
Especial do Estado de São Paulo, Miriam Helena César Almeida, que nos orientou
na construção desta. Como embasamento teórico utilizou-se livros, artigos e
sites que abordavam leis, deficiência física e inclusão social. O aspecto mais
importante do projeto é a participação ativa das crianças em todo processo.
Podemos ter como resultado, um projeto elaborado a partir da perspectiva e
olhar dos alunos, criadores de sua própria emancipação e críticos da sociedade
que vive.
Palavras-chave: inclusão social; escola;
acessibilidade; deficiência física.
DEMANDAS SOCIOEDUCATIVAS: ATENDIMENTO DE ADOLESCENTES EM
CONFLITO COM A LEI
Julio Cesar Francisco
Bolsista de Iniciação Científica da FAPESP
socioeducativo.julio@gmail.com
Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba
Orientador: Marcos Francisco Martins
Resumo: o presente
resumo é decorrente de minha pesquisa de iniciação científica financiada pela
FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo,
cujos objetivos são: (i) apontar os avanços e limites do atendimento das
medidas socioeducativas no Estado de São Paulo; (ii) trazer a história do NAI
(Núcleo de Atendimento Integrado) e sua contribuição na agilização do
atendimento inicial aos adolescentes que recebem a autoria de ato infracional;
e (iii) trazer elementos pedagógicos inspirados nos princípios do Sistema
Preventivo de Dom Bosco e que podem jogar luz no modelo de gestão educativa dos
Programas Socioeducativos, sobretudo aqueles das unidades de regime de
restrição e privação de liberdade. A metodologia de pesquisa empregada é
exploratória bibliográfica, com destaque para as seguintes referências
teóricas: Braido (1999), Scaramussa (1984), Villanueva (2009), ECA – Estatuto
da Criança e do Adolescente (2005), PJJ – Programa Justiça ao Jovem (2012) e
SPT – Subcomitê de Prevenção à Tortura (2012). O presente trabalho tem caráter
propositivo na busca por alternativas para melhorar o atendimento ao
adolescente em conflito com a lei no estado de São Paulo. Nesse sentido,
visualiza-se ao término da pesquisa: adequar minimamente as unidades
de internação aos parâmetros arquitetônicos do SINASE – Sistema Nacional de
Atendimento Socioeducativo; apontar investimentos em programas que agilizem o
atendimento inicial integrado e serviços qualificados de apoio que propiciem o
acompanhamento dos egressos da Fundação Casa; e qualificar instrumentos educativos
para um trabalho pedagógico no interior das unidades capaz de desconstruir a
relação do adolescente com a violência e o crime.
Palavras-chave: Ato
Infracional; Educação Salesiana; Medidas Socioeducativas; Sistema Preventivo.
O
CONCEITO DE CATARSE E A PEDAGOGIA NA PERSPECTIVA MARXISTA: CONTRIBUIÇÕES PARA A
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA A PARTIR DE GRAMSCI E SAVIANI
Mario
Mariano Ruiz Cardoso
mariobiologo@gmail.com
Resumo: a pesquisa objetiva analisar e
interpretar o conceito de catarse na obra de Antonio Gramsci e verificar sua
incorporação e desenvolvimento como categoria pedagógica da Pedagogia
Histórico-Crítica (PHC) na obra de Demerval Saviani. Assim, pretende-se
contribuir para a elaboração teórico-metodológica da PHC na perspectiva marxista.
A catarse na PHC seria o momento em que o educando, através da mediação do
trabalho educativo do educador, incorpora de forma efetiva os “instrumentos
culturais, transformados agora em elementos ativos de transformação social”
(SAVIANI, 2009, p.64). Tal categoria está alicerçada em Gramsci, para o qual a
catarse é a “elaboração superior da estrutura em superestrutura na
consciência dos homens (GRAMSCI, 1978, p.53 apud SAVIANI, 2008, p.64). Sendo a
Filosofia da Educação uma reflexão racional, radical, rigorosa e de conjunto
sobre os problemas suscitados pelo campo educacional, pode-se buscar na catarse
tanto em Gramsci quanto na PHC respostas para as questões que surgem da relação
entre educação e política de modo mais amplo, e especificamente, sobre o
papel do conhecimento na vida dos indivíduos em sociedade pela superação de
suas condições concretas de produção da existência. Qual o significado da
catarse na obra gramsciana? Quais as implicações do significado para se
pensar/fazer os processos educacionais? Como essa questão foi traduzida por
Saviani para a PHC? Qual a relação entre a catarse em Gramsci e a catarse na
PHC na obra de Saviani? Quais as implicações da catarse em Gramsci para a
elaboração de uma pedagogia na perspectiva marxista, especificamente, a PHC?
Metodologicamente, será feita pesquisa bibliográfica referente à obra de
Gramsci e de Saviani, incluindo uma entrevista com este último. Espera-se
verificar a influência da catarse gramsciana na resposta dada pela PHC ao papel
da educação como mediação no seio da prática social, especificamente a
construção da catarse como categoria pedagógica na perspectiva
histórico-crítica.
Palavras-chaves: Educação; Pedagogia
Histórico-Crítica; Demerval Saviani; Antonio Gramsci; Catarse.
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESTUDO SOBRE
FORMAÇÃO DOCENTE APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COM PERSPECTIVA
INCLUSIVA
Mirian
Camargo Torres
miriamrosatorres@gmail.com
RESUMO: este projeto de pesquisa busca
identificar, descrever e analisar o nível de formação docente para o exercício
adequado de gestão de sistema educacional inclusivo em relação a um determinado
conjunto de recursos metodológicos definido e utilizado pelo professor da Sala
de Recursos Multifuncionais. Desse modo, o trabalho do qual se ocupará o
presente projeto irá investigar não apenas a pertinência dos recursos
didático-pedagógicos utilizados para garantir o acesso do aluno ao currículo
adotado pela escola mas também, o papel que esse o profissional especializado
desempenha no contexto da educação regular. Espera-se, com isso, que esse
processo de desvelamento seja capaz de ampliar o entendimento sobre a qualidade
da prática educativa em ambientes educacionais com perspectiva inclusiva.
A
FORMAÇÃO CONTINUADA NA EJA I: ESTUDOS E PESQUISAS PARA CONSTRUÇÃO DOS CICLOS NA
FUMEC
Noêmia de Carvalho Garrido
nogarrido@yahoo.com.br
Doutoranda em Ciências da Cultura pela
Universidade
Trás – os Montes e Alto Douro - UTAD –
Portugal –
Professora de EJA – FUMEC Campinas
RESUMO: O objetivo desta apresentação é o
de socializar e de trazer para o debate, o trabalho que o grupo de formação
continuada, “LEITURA, TEORIA E PRÁTICA,
SISTEMATIZAÇÃO: PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DOS CICLOS PARA EJA NA FUMEC” vêm
construindo desde 2011. Dentre as maneiras de organizar o ensino estabelecido
no artigo 23 da LDBEM, a proposta dos estudos em forma de ciclos na FUMEC, teve
como principio as práticas já desenvolvidas pelos professores em sala de aula.
A FUMEC - Fundação Municipal Para Educação Comunitária, criada no ano de 1987,
teve como principal objetivo, desenvolver o trabalho de alfabetização de jovens
e adultos na cidade de Campinas, perpassando pelos profissionais, desde sua
criação a busca pela melhoria e condições do ensino. A reformulação curricular
em ciclos tem sido desafiante provocando um novo olhar no agrupamento dos
alunos na nova proposta. Embora parte dessa construção já tenha iniciado em
2012, como parâmetro de saberes na língua portuguesa e matemática para os
alunos na FUMEC, o grupo de estudos continua desafiando a proposta na
construção da interdisciplinaridade das outras áreas do conhecimento no
currículo da EJA em alfabetização e letramento.
Palavra chave: Alfabetização de Jovens e
Adultos; Desafios; Parâmetros curriculares.
AVALIAÇÃO
E REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR DE DIREITO: TENSÕES ENTRE ESTADO E MERCADO
AILTON BUENO SCORSOLINE
ailton@ufscar.br
Universidade de Sorocaba – UNISO
Orientador: José Dias Sobrinho
A
partir da vigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Brasileira em
1996, a Educação Superior vem suportando uma série de impactos em sua
organização e funcionamento, ocasionados por uma proposta de regulação do
Estado sob a linha mestra da avaliação. Sob essa ótica, a presente pesquisa de
doutorado em curso junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO tem
por objetivo discutir o processo de avaliação e regulação da Educação Superior
Brasileira, sob o foco dos cursos do bacharelado em Direito. Serão analisadas
as tensões entre Estado, Mercado e Órgão de Classe Profissional (OAB), quanto à
convergência de critérios e parâmetros para formação do futuro profissional da
área: Acreditação da Educação Superior. Compreender a relação destes três
segmentos exigirá uma discussão acerca do atual cenário econômico mundial e
brasileiro, cujas transformações nos modos de produção de riquezas têm
influenciado decisivamente a formação profissional. Assim, o objeto de estudo
parte inicialmente do referencial de DIAS SOBRINHO, o qual concebe a avaliação
como um instrumento necessário à instituição e ao sistema educacional para
discutir o papel da Universidade, bem como se no atual contexto histórico ela
cumpre o que se espera na formação dos indivíduos para a sociedade. A regulação
surge naturalmente como intuito de sedimentar os valores sociais necessários ao
desenvolvimento da instituição educacional.
Palavras-chave: Educação Superior -
Avaliação Institucional; Acreditação
O ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADULTOS NO
PROPÓSITO DE INTERVENÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA
Grupo
GEPESAC
Izabel
de Carvalho Gonçalves Dias
iza.cardi@hotmail.com
Rute
de Carvalho Angelini
RESUMO: a proposição desta
apresentação é expor o resultado de um trabalho realizado no curso de
pós-graduação em Psicopedagogia no Instituto Adventista São Paulo – IASP,
Campus Hortolândia, SP, no ano de 2011. Compreender e intervir junto à
comunidade escolar, a psicopedagogia é uma especialidade da área das ciências
humanas que estuda não só as dificuldades e distúrbios, mas à aprendizagem de
modo geral. A psicopedagogia é pontuada como ferramenta importante no
atendimento aos alunos com dificuldade em aprender os conteúdos nas diversas
disciplinas, principalmente com relação a leitura e a escrita, na fase da
alfabetização. O método e procedimento apropriado da psicopedagogia podem ser
aplicados em qualquer faixa etária. Nesta pesquisa foi a aplicado o desenho com
duas crianças do ensino fundamental no IASP, como instrumento de verificação de
fatores que inferem na aquisição de leitura e escrita. Com alunos da EJA na
FUMEC Campinas, foi utilizado jornal, encartes de propaganda, palito de
sorvete, ábaco, tampinhas de garrafas e diversos jogos, como estratégia de
ensino aprendizagem e raciocínio lógico, no propósito da psicopedagogia. Que
importância tem compreender a psicopedagogia como prática educacional no
desenvolvimento humano? A psicopedagogia tem características próprias que
diferem positivamente modelos educacionais familiares e escolares costumeiros.
Ela envolve pensamentos relevantes que transformados em ações contribuem para o
crescimento humano nos diferentes aspectos contextuais, individualizados e
socializados. A formação integral do homem aspira por uma vida prazerosa e
humanamente feliz, na singularidade da pessoa a partir de sua realidade social
e visa sua integridade de bem-estar físico e psíquico.
Palavras-chave: Desenvolvimento humano;
promoção social; psicopedagogia educacional.
“RECIBRINCANDO”: A
TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE E SUA IMPORTÂNCIA
Elifaz Candido
Gabriela Dias Machado
gabriell.a@live.com
Heloisa Siqueira Garcia
Natalia dos Santos Anunciato
Paulo Bruno Pistili Rodrigues
UFSCar-Sorocaba
Resumo: a temática
sustentabilidade e sua importância em nossas vidas devido à situação do planeta
levam ao questionamento sobre o que pode ser feito para amenizar impactos
ambientais. Como uma alternativa de resposta para essa situação, foi
desenvolvido, na disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica, do curso de
Pedagogia da UFSCar - Campus Sorocaba, um livro chamado "Recibrincando" que apresenta
um conteúdo voltado para crianças de até 10 anos, por meio do qual se busca
criar a consciência de sustentabilidade desde a infância, através de história
ilustrada, poema e atividades voltadas para atitudes que podem ser tomadas no
ambiente escolar e também em casa. A história se passa no ambiente escolar,
mostrando atitudes que podem prejudicar a natureza, atitudes que estão
presentes no dia-a-dia dessas crianças, entretanto existem atitudes positivas
como formas de combater danos ambientais. Há no livro as seguintes seções:
“Passatempos” - cruzadinha, caça palavras e enigma; “Como se faz” - páginas
direcionadas a explicar como são feitas algumas coisas como o papel. “Você
sabia” - página direcionada a informar sobre o tempo que determinados produtos
levam para se decomporem na natureza; “Faça você mesmo” - páginas direcionadas
para a estimulação da criação com produtos recicláveis. O projeto tornou-se
significativo, pois pode ser utilizado em auxílio a aulas de Ciências, projetos
desenvolvidos com temática sustentabilidade e reciclagem, e também em ambientes
de educação informal. Portanto, a conclusão do projeto é que ele se torne
uma ferramenta no auxílio na educação ambiental e na conscientização de
educandos.
Palavras chave:Rreciclagem. Sustentabilidade.
Educação Ambiental.
ACESSIBILIDADE
E INCLUSÃO DIGITAL: INTERFACES POSSÍVEIS.
Adriana R. Caldeira de Oliveira
Aline Isidoro de Moraes
Anie Elisa de Moraes,
Gustavo Giolo Valentim
Natália Félix de Carvalho Noguchi
Resumo: Acessibilidade
significa não apenas permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade
reduzida participem de atividades que incluam o uso de produtos, serviços e
informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas
presentes em uma determinada população. As interfaces possíveis entre a
acessibilidade e inclusão digital é foco deste trabalho, que é parte de uma das
linhas de estudo e pesquisa do Projeto +Telecentros, que é uma parceria
entre a Secretaria Nacional de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações
e a Universidade Federal de São Carlos (Campus Sorocaba),
durante o ano de 2012. Esse projeto visa mapear, documentar e publicizar
iniciativas e ações relacionadas à inclusão digital e acessibilidade, a fim de
produzir uma sistematização das discussões que será publicada e
disponibilizada, com a intenção de aprimorar as políticas públicas para
inclusão digital existentes e pautar as novas com foco na ação em Telecentros.
Para isso, o Projeto +Telecentros busca identificar as inovações que os
programas de inclusão digital trazem para o campo da acessibilidade, analisando
também as suas adequações ao aparato legal. Temos mapeado
experiências locais de acessibilidade em Telecentros, com a perspectiva
de montar um banco online de experiências. O trabalho também está focado em
pautar as questões de acessibilidade e inclusão digital em eventos, o que
tem permitido a troca de experiências, união e visibilidade das temáticas,
promovendo avanços nas discussões de inclusão social e cidadania das
pessoas com deficiência, contribuindo assim para a efetivação e
equiparação de seus direitos no Brasil.
Palavras - Chave: Acessibilidade, Inclusão digital, Políticas públicas.
DESENVOLVIMENTO HUMANO E O ENSINO
DA ARTE: REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E SENTIDOS NO ÂMBITO ESCOLAR
Odirlei
Paulino dos Santos
odirleipaulino@gmail.com
Resumo: Este projeto
tem por objetivo pesquisar o contexto de uma escola pública no que se refere à
área de Arte, destacando as principais propostas desenvolvidas com os alunos do
Ensino Fundamental I. Utilizo como âncora, para essa discussão os
pressupostos teóricos da perspectiva Histórico-Cultural, visto que a mesma
possibilita análises sobre a natureza social humana, desenvolvimento cultural
da consciência e oferece indícios para repensarmos a educação. Nesses termos,
circunscrevo o problema da pesquisa: Quais representações são elaboradas e
construídas sobre o ensino de Arte no contexto escolar? Que relações são
traçadas com as questões intrínsecas ao desenvolvimento do sujeito? Como
problematizá-las a partir da análise coletiva do trabalho docente, mediada
pelos pressupostos da Perspectiva Histórico-Cultural? A compreensão sobre
a constituição de qualquer fenômeno requer analisar o contexto, as
possibilidades e os modos de participação no mesmo. Nesse sentido, irei
utilizar diferentes procedimentos para obtenção de dados e entre eles a leitura
e análise do plano semanal (Semanários), estudo e discussão sobre a proposta de
conteúdos da matriz curricular da Rede Municipal de Ensino, estudo de textos
científicos relacionados ao ensino de Arte nas Horas de Trabalho Pedagógico
(HTPs).
Palavras-chave: Arte, desenvolvimento,
ensino, aprendizagem e mediação.
A
presença das diferentes culturas indígenas na sala de aula não-indígena
Gedeão
T. Butsé
Emerson
C. Oliveira
Jeika
Kalapalo
Monica
F. Caron
Márcia
R. P. Bracciali
Hylio
L. Fernandes
Maria
Cristina C. Ferraz
grupopetindigenas@ufscar.br
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)/Campus Sorocaba
Resumo: Dentre os inúmeros desafios
encontrados para trazer a temática indígena para a sala de aula não-indígena
estão a falta de preparo de parte do corpo docente e a dificuldade na escolha
das temáticas a serem tratadas nas atividades pedagógicas. A Lei 11.645 que
trata da inclusão na educação escolar, do ensino da história e da cultura
indígena, pode ser considerada um grande avanço no sentido de apontar uma
carência de conhecimento, por parte dos não-indígenas, sobre as ricas culturas
indígenas de nosso país. Entretanto, esse instrumento legal não aponta caminhos
para tratarmos esse grande problema de falta de informação. O Grupo
PET/Indígenas do Campus de Sorocaba, preocupado com essa questão fez uso do Monitoramento
Informacional e da Análise de Domínio para analisar fontes de informação de
acesso público (fontes secundárias) para determinar quais temáticas seriam as
mais indicadas para serem trabalhadas em sala de aula, dando especial destaque
para a diversidade das culturas indígenas brasileiras. Até o momento, o grupo
levantou a necessidade de serem tratados os seguintes temas: a) educação
indígena, b) universo simbólico (ritos, mitos, crenças), c) tecnologia indígena
(agricultura, pesca, caça, etc), d) movimento indígena, e) diversidade cultural
dos povos indígenas brasileiros, f) o tempo na cultura indígena, g) saúde
indígena, h) conhecimento tradicional indígena versus conhecimento científico, i) línguas indígenas. Além
disso, este trabalho destaca a importância do papel dos alunos indígenas como
agentes mediadores entre as culturas, capazes de desempenhar um importante
trabalho voltado ao entendimento de realidades distintas e igualmente ricas.
ENSINO
DE CITOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL (DO 6º AO 9º ANO)
Raquel
Albuquerque Rangel
Antônio
Fernando Gouvêa da Silva
O
ensino contextual das ciências tanto no Ensino Básico, quanto no Ensino
Superior, se apresenta como uma tendência que explora as componentes
históricas, filosóficas, sociais e culturais da ciência por meio de enfoques e
abordagens variadas. Nesse processo, o papel do educador é fundamental,
uma vez que os conteúdos que envolvem o estudo da célula no ensino fundamental
tornam-se um tanto abstratos, pois as células apresentam-se em dimensões ínfimas
parecendo visíveis somente na imaginação do aluno. Este trabalho teve como
finalidade descrever a implementação pedagógica desenvolvida em duas escolas
estaduais representativas do contexto educacional de Sorocaba, no ensino
fundamental, sobre o conteúdo Citologia, reconhecendo a sua importância para a
compreensão da célula, suas estruturas e funções e consequentemente para o
entendimento dos fenômenos e processos biológicos. Os dados foram separados em
pastas contendo resumo, referência bibliográfica da publicação, além de algumas
transcrições de trechos que poderiam ser utilizados posteriormente. Empregando
técnicas usuais de análise textual para decifrar o núcleo emergente que
servisse ao propósito da pesquisa, a última etapa consistiu num processo de
codificação, interpretação e de inferências sobre as informações contidas nas
publicações, desvelando seu conteúdo manifesto e latente. Entre os principais
resultados esperados estão: constituir um fichamento com a história da
citologia, em contexto cronológico, exaltando principais autores, descobertas,
fatos importantes e curiosidades; sistematizar um fichamento com todos os
documentos, pautas, currículos didáticos, encontrados nas escolas de forma a
traçar um panorama da didática do tema; propor alternativas para facilitar a
contextualização dos currículos e materiais didáticos.
PALAVRAS-CHAVE: células, ensino de
ciências, fichamento, análise contextual, história e filosofia da ciência
A participação estudantil nas
Comissões Próprias de Avaliação: um estudo de caso em escolas de Ensino
Fundamental do município de Campinas – SP
Matheus
Boucault de Pasquali*
Resumo: a presente pesquisa tem
como foco a participação juvenil no interior da escola. Para tanto, tomamos
para análise a experiência de participação de alunos do Ensino Fundamental nas
Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) – dispositivo institucional de
participação que se constitui a partir de uma proposta inovadora de Avaliação
Institucional Participativa (AIP) nas escolas municipais de Campinas - SP. Na
contramão de um modelo hegemônico de avaliação que tem como princípio estimular
a competição entre os avaliados, o modelo de AIP em questão propõe um novo
paradigma no campo da avaliação. Guiada pelos princípios da qualidade negociada, da participação e da emancipação, a avaliação educacional é
concebida como um processo de reflexão coletivo, onde os dados produzidos devem
ser usados pelos interessados na geração de processos de reflexão local e
auto-organização das unidades escolares, sendo assim, um processo construtivo e
global, que envolve participantes internos e externos e deve combinar
autoavaliação, avaliação por pares e também olhar externo. As CPAs são formadas
pelos diversos atores envolvidos no processo escolar de cada escola e têm como
principal objetivo incluir a comunidade escolar num processo de avaliação
institucional que se pretende participativo. Trata-se de um estudo de caso, que
a partir da experiência analisada questionará em que medida a participação
desses alunos produz mudanças na sua relação com a escola, com a própria
participação e com outras esferas da vida. Assim, a pesquisa busca incluir
a experiência juvenil e suas vozes na sistematização de conhecimento que
compreende a produção científica no campo da Educação e correlatos, trazendo à
discussão as próprias vozes juvenis e suas experiências de participação.
Trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico, que busca compreender a
complexidade do sistema pela observação de sua atividade, ou seja, pela
dinâmica das relações sociais que o constituem.
Palavras-chave: participação; juventude; escola;
gestão democrática.
Mestrando
do Programa de Pós-graduação em Educação – UFSCar campus Sorocaba;
sob orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Carla Corrochano.
DESAFIOS E CONFRONTOS VIVENCIADOS
PELOS PROFESSORES INICIANTES NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE.
Ofir
Paschoalick C. Madureira
UNISO
Orientador:
Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen
RESUMO: este estudo abordará a formação
do professor da educação superior no início do exercício da profissão docente.
Será realizado um estudo de caso com docentes de uma universidade pública.
Outro destaque será para o processo formativo desses professores frente às
novas demandas, pautadas em competências e habilidades exigidas atualmente,
neste contexto de uma sociedade globalizada e uma universidade pública cada vez
mais plural. A análise desse processo formativo se fundamentará no
acompanhamento dos cursos de graduação, cursos de mestrado e doutorado
realizados por este novo docente, e também nos programas de formação oferecidos
pela universidade em estudo. Esses programas oferecem subsídios teóricos e práticos
para os desafios do exercício da profissão docente? Buscando fundamentação
teórica para a referida pesquisa está sendo feita uma análise bibliográfica
através de leituras para traçar o quadro teórico acerca do tema, levando-se em
conta que a metodologia vai além da descrição dos métodos e suas técnicas, além
da pesquisa empírica. Para realização desta pesquisa optou-se pela abordagem
qualitativa de investigação, no entanto, desprezar a possibilidade de utilizar
dados quantitativos, uma vez que dados quantitativos e qualitativos não se
opõem, ao contrário, se complementam (MINAYO, 2002, p. 22).
Palavras-chave: Educação Superior; Formação
Docente; UFSCar Campus Sorocaba.
PROGRESSÃO
CONTINUADA: PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS POR EDUCADORES E EDUCANDOS NAS
ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS DE PILAR DE SUL
RESUMO: Na tentativa de responder à dúvida de quais são os limites e as
possibilidades com relação à progressão continuada, encontrados por alunos e
professores, nos últimos cinco anos, no Ensino Fundamental I, nas escolas
municipais urbanas de Pilar do Sul, foi proposto este projeto de pesquisa. A
pesquisa tem como objetivo conhecer as necessidades educacionais existentes e
em que se fundamentaram as mudanças do regime de seriação para o de ciclos e a
progressão continuada dentro deste. Pretende-se também com a pesquisa avaliar o
atual regime de progressão continuada, se professores e alunos estão sendo
beneficiados por este sistema no que diz respeito ao processo de
ensino/aprendizagem dos estudantes, ou ainda, se o atual regime se caracteriza
ou não como mais um perpetuador de desigualdades econômicas e sociais. A
pesquisa justifica-se também cientificamente e socialmente, pois o município
terá uma pesquisa de caráter científico para comparar com os resultados das
avaliações de massa e assim verificar se há a necessidade de se tomar
providências, dentro de parâmetros legais, para mudar o presente a fim de
transformar o futuro. Utilizaremos como metodologia algumas formas de
coleta de dados: a observação, entrevista e o questionário, e a partir da
pesquisa bibliográfica serão analisados os dados coletados. Pretendemos
utilizar como referencial teórico alguns artigos que tratam da temática da
progressão continuada e livros escritos pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu,
que entende que o sistema escolar reproduz e reforça as desigualdades sociais.
Segundo ele, a transferência de capitais de uma geração à outra perpetua no
ambiente escolar um espaço de reprodução de estruturas sociais.
PALAVRAS CHAVE: Ciclos. Fracasso escolar. Progressão Continuada. Promoção automática. Regime de Seriação.
INSTRUMENTOS TÉCNICO-SEMIÓTICOS: CONDIÇÕES, INTERAÇÕES E
IMPACTOS NAS
RELAÇÕES DE ENSINO
Andréia Regina De Oliveira Camargo
alglmachado@gmail.com
UNICAMP
Orientadora: Ana Luiza Bustamante Smolka
Resumo: a presente
pesquisa, desenvolvida na escola na qual atuava como vice-diretora, circunscrita
nos pressupostos da teoria Histórico Cultural, busca analisar as condições, interações
e impactos relacionados à integração dos instrumentos técnico-semióticos nas
relações de ensino, partindo da elaboração conceitual de instrumento, emergente
dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, noção elaborada a partir
da concepção de trabalho em Marx e Engels, na qual o homem cria e utiliza
instrumentos para modificar os objetos e transformar a natureza. Ao conceber ao
signo a função de instrumento psicológico, diferenciando-o dos instrumentos
técnicos, Vigotski procura mostrar que a atividade humana contempla a ação
prática entretecida às operações simbólicas, possibilitando o redimensionamento
do comportamento humano e modificando a relação do homem com a natureza. No
processo da pesquisa, a partir da compreensão da pesquisadora e da perspectiva
assumida, as intervenções emergiram das observações e interlocuções
estabelecidas com os professores e demais sujeitos envolvidos na ambiência
escolar, numa vivência participativa que não determinou o como fazer, mas
compartilhou diferentes experiências e possibilidades de se fazer.
Nesta dinâmica
social, vivenciamos o desenvolvimento de tecnologias, criamos novas linguagens,
experienciamos diversas possibilidades de relações e interações que nos afetam
consideravelmente. Cabe à escola, espaço historicamente institucionalizado, oportunizar
diferentes modos de ação e interação dos alunos na/com a cultura, de maneira
dinâmica e dialética, viabilizando novas formas de participação na produção histórico-cultural
de sua época. Nesse sentido, acentua-se a importância dos professores e
gestores na mediação humana, assim como na instauração de espaços de estudo, discussão
e compartilhar de experiências referentes a incorporação e utilização destes
instrumentos
culturais de aprendizagem nas relações de ensino.
Palavas-chave: Instrumentos
técnico-semióticos; Relações de ensino; Integração de tecnologias; Perspectiva
Histórico-Cultural.
O Teatro dialogando com os espaços no cotidiano escolar
Carmem Silva Machado
Mestranda : Universidade de Sorocaba (UNISO)
Orientador: Marcos Antonio dos Santos Reigota
A presente pesquisa tem como objetivo investigar o diálogo do corpo com o meio ambiente no/do cotidiano escolar utilizando o teatro enquanto linguagem artística.
O cotidiano a ser pesquisado será a Escola Professor Benedicto Leme Vieira Neto, situada na cidade de Salto de Pirapora, onde atuo há seis anos, como professora de arte.
Durante esse período, tenho observado o quanto o corpo vai perdendo a sua capacidade de expressão na medida em que os anos escolares vão avançando. Em minha atuação como professora de arte, muitos questionamentos permeiam o cotidiano do qual faço parte, Como buscar práticas que não aprisionam os movimentos corporais mas, ajudam os alunos a se expressarem? ?Como acontece o diálogo do corpo com o ambiente no/do cotidiano escolar?Esse contato interfere na aprendizagem da linguagem teatral? Qual a importância de estudar o ambiente nas aulas de arte? Como a educação ambiental pode contribuir nos estudos sobre a linguagem teatral? Pesquisar o cotidiano escolar e a importância do diálogo do corpo com o meio ambiente no processo de ensino-aprendizagem coerente com os princípios da linguagem teatral e ainda ressaltar as funções ética e estética, durante a elaboração de uma teatralidade no ambiente escolar, pode contribuir para a construção de uma metodologia.
Palavras chaves – Teatro; Cotidiano Escolar; Educação ambiental
PIBID: Vivências no cotidiano escolar através da docência compartilhada
Bruno Vieira de Carvalho¹
Marcela Ferraz Nascimento¹
Renata Bertotti Guedes¹
Renata Bertotti Guedes¹
Tânia Weudja Paes Silva Magalhães¹
Thaís Helena Quaresma Ramos¹
Geraldo Tadeu Souza²
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira²
Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira²
Katia Maria Domingos da Silva³
RESUMO: atualmente, a escola pública apresenta diversos problemas, tanto no âmbito do ensino quanto no estrutural. Partindo desta realidade, um grupo de alunos do curso de Pedagogia da UFSCar optou por atuar em salas de recuperação de uma escola pública estadual, da cidade de Sorocaba-SP. A partir das nossas primeiras impressões, sentimos a necessidade de encontrar indícios da realidade dos alunos envolvidos nas aulas de recuperação. Procuramos contrastar suas habilidades e dificuldades diante das incoerências contidas nas políticas públicas para a educação, condições de trabalho docente, apoio familiar, gestão, estrutura e toda complexidade vivida e enfrentada pela comunidade escolar. Realizamos uma avaliação diagnóstica com a intenção de não deixar o aluno na posição de consumidor de atividades, mas sim como sujeito de seus conhecimentos. Iniciamos assim, uma vivência de docência compartilhada, praticada pela professora de recuperação dessa escola e discentes do curso de Pedagogia da UFSCar Sorocaba, bolsistas do PIBID.
PALAVRAS-CHAVE: Recuperação; avaliação diagnóstica; docência compartilhada; PIBID.
¹ Discentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba
² Docentes da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba
³ Supervisora Pibid - Docente Escola Estadual Francisco de Camago César - Sorocaba
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