sábado, 15 de setembro de 2012

Mini-curso: ''Teatro e Casos de Escola''


Coordenação da IV Semana de Pedagogia faz a divulgação do primeiro mini-curso confirmado para semana, a atividade será ministrada pela  Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi. 
Leia os detalhes.

Mini-curso: “Teatro e Casos de Escola”


Docente: Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi
Número de Vagas: 20
Período: 22 a 24 de Outubro de 2012.
Horário: 20h30 às 22h30
Carga Horária: 6 horas


Descrição
O mini-curso “Teatro e Casos de Escola” tem por objetivo a experimentação da linguagem teatral vinculada à escrita criativa, com base em memórias dos participantes sobre pessoas, temas e vivências escolares. Serão abordadas as áreas da improvisação, do movimento, da interpretação e da produção textual com base em um processo de sensibilização simbólica e estética.


Docente:
Profª. Drª. Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi. Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação com opção em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Educação com opção em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professora do curso de Pedagogia da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação, sub-área de Metodologia de Arte, Corpo e Movimento. Pesquisadora desde março/2005 do CIEI – Contextos Integrados de 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Abertas as inscrições de trabalhos!


IV SEMANA DE PEDAGOGIA DA UFSCAR – CAMPUS SOROCABA
Orientações gerais para a produção e submissão de trabalhos: [Comunicação oral e pôster]
A IV Semana de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba oportunizará aos participantes apresentar comunicações orais e expor pôsteres. Os textos completos das comunicações orais e os resumos dos pôsteres serão publicados nos Anais do evento (ISSN: 2178-7247) e disponibilizados também na página do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSCar-Campus Sorocaba.
Para participar preencha o formulário e siga as instruções abaixo.


Sobre as comunicações orais:

  • Objetivo: apresentar pesquisas finalizadas pelos inscritos na IV Semana de Pedagogia;
  • Orientações para a produção do texto completo: ao se inscrever na IV Semana, o interessado deverá enviar por e-mail à Coordenação da Semana (semanadapedagogiaufscar@gmail.com) o texto completo da fala, que deverá ser produzido de acordo com as seguintes normas:
·         Conter entre 15000 e 35000 caracteres com espaço;
·          As páginas deverão ser configuradas em formato A4, com margens superior e esquerda de 3cm, e inferior e direita de 2cm;
·          O artigo deverá ser digitado em “Word” (versão 6.0 ou posterior), alinhado (justificado) e editado na fonte Times New Roman, com tamanho 12 para o corpo do texto e 10 para as citações diretas e notas de rodapé; o espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5;
·         Título e, se for o caso, subtítulo, deverá indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 12 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); além disso, deverá vir centralizado, com a mesma fonte Times New Roman e em negrito, com corpo 12;
·         A identificação do autor deve aparecer logo abaixo do título e conter o nome completo do proponente do texto, sua titulação acadêmica, função e origem (instituição e unidade), bem como o E-mail;
·          A primeira página do texto deverá conter, além do título e a identificação do autor, o resumo (no  máximo 2000 caracteres com espaço), o abstract (em inglês) e entre três e seis palavras-chave e key-words;
·         A padronização das citações e a elaboração das referências deverão seguir as orientações dos “Guias” disponíveis em <http://www.bco.ufscar.br/acesso-rapido/normalizacao-de-trabalhos>;


  • E-mail para o envio do texto completo da comunicação oral:
Referente a comunicação oral o que deve ser enviado é um artigo dentro dos padrões estabelecido acima aos cuidados de Daniel Cardoso Rodrigues, coordenador da IV Semana de Pedagogia: semanadapedagogiaufscar@gmail.com.

  • Prazos:
o   envio dos textos completos: até dia 28/09/2011;
o    relação das comunicações orais aprovadas pela Comissão Científica: 15/10/2011;

Observação:
o   As Comissões Organizadora e Científica da IV Semana de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados nos Anais do evento e posteriormente disponibilizado na página do curso, pois o texto representa o ponto de vista de seu autor;
o   Eventuais dúvidas poderão ser dirimidas com envio de E-mail à coordenadora da IV Semana de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba (Daniel Cardoso Rodrigues: danielcardoso88@gmail.com).

Sobre os pôsteres:
Objetivo: apresentar pesquisas em andamento ou ações educativas realizadas ou em andamento, desde que produzidas por pessoas inscritas na IV Semana de Pedagogia UFSCar-Sorocaba;
O que se está entendendo aqui por pôster:
Pôster é um “cartaz”, um banner, que no ambiente acadêmico-científico é recorrentemente utilizado para apresentar pesquisas em andamento. No caso da IV Semana de Pedagogia, poderão também ser apresentadas na modalidade de pôster ações educativas executadas ou em execução pelos inscritos no evento. Normalmente feito de papel, vinil ou lona utilizada em máquinas de impressão, os pôsteres são afixados em locais de circulação em eventos acadêmico-científicos, pois têm a função de divulgar informações visualmente, daí a necessidade de se considerar aspectos estéticos (cores, formas, diagramação etc.) ao elaborá-lo. O conteúdo do pôster deve apresentar uma síntese das informações mais relevantes da pesquisa ou da ação educativa que está sendo apresentada.

  • Característica dos trabalhos que poderão ser apresentados no formato de pôster na IV Semana de Pedagogia:          
Pesquisas em andamento:
§  de iniciação científica (graduação),
§  de mestrado,
§  de doutorado;
§  ou outra modalidade acadêmico-científica;
Ações educativas realizadas ou em andamento:
§  projetos desenvolvidos por alunos de graduação bolsistas ou não bolsistas;
§  projetos desenvolvidos por professores das diferentes redes de ensino;
§  projetos desenvolvidos por educadores que atuam em ambientes não-escolares;

 Recomendações para a elaboração do pôster:
o   formato do pôster para apresentação de pesquisa ou de ação educativa:
o   tamanho: 1,10m de altura por 0,90m de largura;
o   material: pode ser em papel, papelão ou mesmo em produtos disponíveis especialmente para impressão (vinil, lona etc.);
o    forma de afixação: o pôster deverá ter um cordão na parte superior para que possa ficar pendurado em biombos ou varais;

Conteúdo do pôster para o caso de pesquisas:
·         no alto:
o   o título em destaque (letras maiúsculas e em negrito);
o   logo abaixo do título deve vir o nome do autor (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) e o E-mail;
o   depois do nome do autor apresenta-se o nome da instituição a que ele está vinculado;
o   por fim, deve vir o nome do orientador (se houver);
·         no corpo do pôster:
o   resumo (até 2000 caracteres com espaço);
o   palavras-chave (palavras que possam dar uma ideia ao leitor sobre pesquisa; 5 palavras no máximo e separadas por ponto e vírgula);
o   problema da pesquisa;
o   objetivos;
o   metodologia;
o   referenciais teórico-metodológicos;
o   resultados já alcançados;
o   bibliografia utilizada;

·         conteúdo do pôster para o caso de ações educativas:
·         no alto:
o   título em destaque (letras maiúsculas e em negrito);
o   logo abaixo do título deve vir o nome do protagonista da ação (se for bolsista é necessário apresentar o nome da entidade financiadora) e o E-mail;
o   depois do nome do autor apresenta-se o nome da instituição a que ele está vinculado;
o   por fim, deve vir o nome do orientador (se houver);
·          no corpo do pôster:
o   resumo da ação educativa (informar o objetivo da ação, onde, quando, como e com quem foi ou está sendo realizada – no máximo com 2000 caracteres com espaço);
o   palavras-chave (palavras que possam dar uma idéia ao leitor sobre a ação educativa; 5 palavras no máximo e separadas por ponto e vírgula);
o   objetivos;
o   metodologia;
o   referenciais teórico-metodológicos;
o   resultados já alcançados;
o   bibliografia utilizada;

·         critérios a serem observados na composição do pôster:
o    apresentação visualmente atraente;
o   clareza na exposição das informações;
o   ordem lógica na apresentação;
o    concisão textual (recomenda-se apresentar as informações de forma sucinta, até mesmo porque, os interessados poderão localizar o autor pelo contato disponibilizado no corpo do pôster).



  • E-mail para o envio do resumo do pôster:
Referente ao pôster, o que deve ser enviado é um resumo de até 2000 caracteres com espaço aos cuidados de Daniel Cardoso Rodrigues, coordenador da IV Semana de Pedagogia: semanadapedagogiaufscar@gmail.com.
·  Prazos:
o   envio dos resumos : até dia 28/09/2011;
o    relação das comunicações orais aprovadas pela Comissão Científica: 15/10/2011;

·  Observação:
  
o   As Comissões Organizadora e Científica da IV Semana de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba não se responsabilizam pelo conteúdo dos textos publicados nos Anais do evento e posteriormente disponibilizado na página do curso, pois o texto representa o ponto de vista de seu autor;
o   Eventuais dúvidas poderão ser dirimidas com envio de E-mail à coordenadora da IV Semana de Pedagogia da UFSCar-Sorocaba (Daniel Cardoso Rodrigues: danielcardoso88@gmail.com).